Brasileiras brilham no SP Open e Ana Candiotto conquista primeiro triunfo em nível WTA
- Raphael Favilla

- 9 de set.
- 5 min de leitura
A estreia da primeira edição do SP Open, WTA 250 realizado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, trouxe importantes vitórias para o tênis feminino brasileiro. Entre as conquistas, uma se destacou pela simbologia: Ana Candiotto, de 21 anos, venceu seu primeiro jogo em torneio da WTA.
Ana Candiotto faz história

Pela primeira vez atuando em um torneio da WTA, a paulista de 21 anos, atualmente no 593º lugar do ranking, derrotou a ucraniana Valeriya Strakhova (30 anos, 303ª do mundo) por 6/3, 5/7 e 6/0, em 2h01 de partida. A vitória valeu 30 pontos no ranking, elevando-a para cerca da 460ª posição — sua melhor marca, superando o recorde pessoal de 558º em julho.
Candiotto sofreu uma quebra logo no terceiro game do set inicial, mas se recuperou com consistência e venceu cinco games em sequência para levar a primeira parcial. No segundo set, chegou a liderar por 4/1, mas não conseguiu fechar o jogo e viu a rival empatar. Já no terceiro, não deu chances: aplicou um “pneu” em apenas 24 minutos e avançou à segunda rodada de um WTA pela primeira vez.
“Foi um jogo muito duro do início ao fim. Eu comecei jogando super bem ali, o segundo set também estava com o jogo ali pra fechar, mas fiquei um pouco nervosa. Acho que é normal também, primeira vez que eu joguei um WTA 250, que eu cheguei perto assim de ganhar um jogo. E aí, o segundo set ficou duro, mas depois eu consegui zerar a cabeça e começar muito bem no terceiro set, que foi essencial ali pra conseguir a vitória”, disse Candiotto. A jovem ainda ressaltou a energia da torcida:
“A atmosfera que estava na quadra, com minha família, com minha equipe, que sempre acreditou em mim, acredita em mim. Realmente foi muito especial. Teve um momento ali no jogo que veio um por do sol, a galera gritando meu nome, um dos melhores momentos que eu já vivi em quadra”.
Ela receberá US$ 4.470 referentes à premiação da primeira rodada, o que ajuda a sustentar sua trajetória no circuito. Na próxima fase, enfrenta a húngara Panna Udvardy, 118ª do mundo e cabeça de chave 8, que venceu a norte-americana Anna Rogers por 6/2 e 6/3.
Laura Pigossi brilha com reviravolta emocionante
Também com vitória relevante, Laura Pigossi, número 2 do Brasil (193ª), superou a norte-americana Elizabeth Mandlik (257ª) por 2 sets a 1 (2/6, 6/3, 6/4), em duelo de 2h33min na Quadra Central Maria Esther Bueno.
Durante o terceiro set, Pigossi abriu 3/0 com duas quebras seguidas, mas Mandlik reagiu, virou o jogo e forçou momentos de tensão. No 4/4, a brasileira salvou dois break points em um game de 13 pontos e, logo em seguida, conseguiu a quebra que pavimentou a vitória.

“Aceitei o fato que talvez hoje não fosse o meu dia e que eu tinha que simplesmente lutar com aquilo que eu tinha e a torcida ia fazer completamente a diferença. Foi isso que eu fiz e eu estou muito feliz”, disse Pigossi, que completou:
“É muito fácil ganhar quando tudo está funcionando, quando tudo está saindo maravilhoso, mas é muito difícil você simplesmente aceitar que talvez hoje não ia ser o dia que eu iria conseguir apresentar com o que eu venho jogando, o que eu venho treinando, e simplesmente muito feliz de poder estar na segunda rodada desse torneio”.
Com a vitória, Pigossi se garantiu nas oitavas de final, onde vai encarar a compatriota Beatriz Haddad Maia.
Bia domina estreia e avança
Como principal cabeça de chave e anfitriã do torneio, Bia Haddad estreou com autoridade: derrotou a italiana Miriana Tona com um duplo 6/1, garantindo vaga nas oitavas. Após a partida, festejou:
“Estou muito feliz de ter jogado na quadra Maria Esther Bueno pela primeira vez. Estou muito animada para a semana e está sendo muito bacana sentir a energia dos brasileiros aqui. Conheço a Laura [Pigossi] desde pequena, é uma menina muito lutadora, vai ser um grande jogo e o legal é que nós vamos ter uma brasileira nas quartas”.
Victória e Naná se despedem, mas planejam repetir a parceria
Aos 15 anos, Nauhany “Naná” Silva foi a primeira jogadora nascida em 2010 a vencer uma partida de chave principal em WTA 250. Na segunda-feira, ela bateu a compatriota Carolina Meligeni Alves por 6/7(0), 6/2 e 6/0. A vitória fez com que ela subisse provisoriamente 423 posições, alcançando a 783ª colocação no ranking.
Já nas duplas, ao lado da conterrânea Victória Barros (também de 15 anos), perdeu na estreia para Anna Rogers e Janice Tjen por 6/4 e 7/5.
“Foi muito legal jogar com a Victória, a gente já havia jogado juntas um J300 em Medellín e a gente ganhou. Acho que hoje eu estava um pouco abaixo, principalmente no saque. Mas as adversárias jogaram super bem e estão mais acostumadas com a dupla nesse nível", disse Naná.
Victória destacou a parceria e o apoio da torcida:
“Foi um jogo super pegado. No começo, eu demorei um pouco para me acostumar com as devoluções e voleios, mas foi muito legal jogar com a Naná. É uma pessoa que me faz muito feliz. Na quadra, a gente se diverte bastante. A gente ainda vai jogar muitas vezes juntas, se ela quiser jogar comigo, é claro”.
Cabeças de chave também avançam
A terça-feira também marcou a estreia vitoriosa de três cabeças de chave no SP Open.
Renata Zarazua (5) venceu a brasileira Luiza Fullana por 6/2 e 6/1.
Francesca Jones (6) virou contra Lina Glushko: 4/6, 6/2 e 6/3.
Panna Udvardy (8) venceu Anna Rogers por 6/2 e 6/3.
Zarazua enfrenta Berfu Cengiz na próxima rodada, Jones encara Whitney Osuigwe e Udvardy será a adversária de Candiotto.
Serviço e programação
Os jogos da Quadra Central Maria Esther Bueno têm transmissão do SporTV 3. As Quadras 1 e 2 podem ser acompanhadas ao vivo pelo site oficial do torneio: www.spopenwta.com.br.
Programação de quarta-feira (10 de setembro)
Quadra Central Maria Esther Bueno
A partir das 15h00
[6] Francesca Jones (GBR) vs Whitney Osuigwe (USA)
Não antes de 17h30
[WC] Nauhany Silva (BRA) vs [2] Solana Sierra (ARG)
Julia Riera (ARG) vs [3] Alexandra Eala (PHI)
Quadra 1
A partir das 15h00
[Q] Victoria Rodriguez (MEX) vs Tianstsoa Rakotomanga Rajaonah (FRA)
[1] Timea Babos (HUN) / Luisa Stefani (BRA) vs Alicia Barnett (GBR) / Elixane Lechemia (FRA)
Após descanso
Leolia Jeanjean (FRA) / Victoria Rodriguez (MEX) vs [3] Ingrid Martins (BRA) / Laura Pigossi (BRA)
Quadra 2
A partir das 15h00
Janice Tjen (INA) vs [Q] Martina Okalova (SVK)
Haley Giavara (USA) / Rasheeda McAdoo (USA) vs Valeriya Strakhova (UKR) / Pana Udvardy (HUN)
Madeleine Brooks (GBR) / Jessica Failla (USA) vs [2] Emily Appleton (GBR) / Isabelle Haverlag (NED)
.png)


.png)




Comentários