Cincinnati: Fonseca busca oitavas nesta segunda. Conheça adversário
- Raphael Favilla

- 10 de ago.
- 2 min de leitura
João Fonseca busca as oitavas de final do Masters 1000 de Cincinnati nesta segunda-feira, quando enfrentará na quadra 3 o francês Térence Atmane, não antes de 16h30 (horário de Brasília). A ESPN e o Disney+ transmitem o duelo.
O brasileiro garantiu sua vaga na terceira rodada após uma partida marcada por muita resiliência e um toque de sorte diante de Alejandro Davidovich Fokina. O espanhol venceu o primeiro set no tiebreak por 7-6(4) e abriu 4/0 no segundo, em um momento que parecia encaminhar sua vitória, mas acabou abandonando a partida por um desconforto físico quando Fonseca já pressionava e tinha virado a parcial para 5/4. A partida durou 1h38, e a desistência do adversário garantiu ao jovem carioca, prestes a completar 19 anos, a passagem para a próxima fase.
Com essa vitória, Fonseca iguala seu melhor desempenho em torneios da série Masters 1000, repetindo a campanha feita em Miami no mês de março, e amplia seu retrospecto na categoria para sete vitórias e seis derrotas. Atualmente no 52º lugar do ranking mundial da ATP, ele já garante com as duas vitórias em Cincinnati 50 pontos, o que deve elevá-lo provisoriamente para a 44ª posição, uma nova melhor marca na carreira, superando o 47º lugar alcançado em julho.

Um pouco mais sobre o adversário de Fonseca
Adversário de João na próxima fase, Térence Atmane é um jovem francês de 23 anos que ocupa a 136ª posição no ranking. Ele avançou em Cincinnati depois de superar o italiano 22 do mundo Flavio Cobolli em uma disputa acirrada, vencendo por 6/4, 3/6 e 7/6(5). Será o primeiro confronto entre os dois jogadores.
Atmane é conhecido pelo saque potente e pela estatura imponente, com 1,93m de altura, o que lhe dá vantagem em pontos rápidos e em jogos agressivos. O ano de 2023 foi um divisor de águas na carreira do francês. Ele venceu seus dois primeiros títulos de nível Challenger, em Zhangjiagang e Guangzhou, demonstrando excelente força mental — salvou seis match points na final de Zhangjiagang e mais três em Guangzhou. Ainda em 2023, fez sua estreia no ATP Tour no torneio de Zhuhai, também na China.
Em 2024, disputou seu primeiro Grand Slam, no Australian Open, entrando como qualifier. Fez jogo duro contra Daniil Medvedev, mas precisou abandonar por cãibras. No Masters de Roma do mesmo ano, chegou à terceira rodada após vitórias expressivas sobre Christopher Eubanks e Lorenzo Musetti, o que o impulsionou para o top-120 do ranking mundial. Ainda em 2024, viveu um episódio polêmico em Roland Garros ao ser multado em US$ 25 mil por acertar involuntariamente um espectador com a bola.
Em 2025, está mantendo a curva de crescimento ao conquistar mais dois títulos de nível Challenger, em Busan e Guangzhou. No Masters 1000 de Cincinnati, além de bater Cobolli, superou Yoshihito Nishioka na estreia.
A expectativa é de um duelo técnico, em que Fonseca terá que lidar com o potente saque e a variação de golpes do francês. Se vencer, o brasileiro chegará às oitavas de final de um Masters 1000 pela primeira vez, dando mais um passo importante em sua ascensão no circuito profissional.
.png)


.png)




Comentários