top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Circuito de Tênis Gaúcho, uma receita de sucesso

Atualizado: 27 de mai.


Criado em 1994 com o nome de Copa Escolinha, por iniciativa de Waldomiro Pena ou Pena Leonardi, como é mais conhecido, o Circuito de Tênis Gaúcho - CTG, é uma receita de sucesso no Estado e com certeza serve de exemplo para todo o país.


Em 2007, assumido pelo empresário José Carlos Ferreira Junior, da Quadra Eventos, passou a ser denominado de Circuito SCA - nome da loja de móveis que na época foi a patrocinadora master do Circuito. Finalmente, em 2015, já com projeto de lei de incentivo ao esporte aprovado pelo Governo do Estado, levou o nome de Circuito de Tênis Gaúcho, e permanece sendo organizado e dirigido pela Quadra Eventos, tendo como homem de frente nas 13 etapas do ano o incansável Pena Leonardi.


Entre os grandes diferenciais de sucesso do CTG está o fato de que os principais ranqueados de cada categoria infanto-juvenil não participam dos torneios, possibilitando com isto maiores chances para aqueles que buscam melhores colocações no ranking.


Os critérios para participação são diferenciados para as categorias masculina e feminina. Entre os meninos não podem se inscrever no CTG os seis primeiros do ranking estadual nos 12 anos (do 7º ao 10º podem jogar categoria acima); os oito primeiros dos 14 anos (do 9º ao 12º jogam categoria acima); e os oito primeiros dos 16/18 anos.


Já para as meninas a regra é a mesma para todas as categoria (12 a 16/18), quando as três primeiras do ranking estadual não participam do Circuito e para as de posição 4ª a 6ª é possível se inscrever na categoria acima.


Outro fator que motiva em muito a participação dos tenistas no CTG é o formato de disputa onde a fase inicial e classificatória é disputada em grupos que definem os melhores para uma segunda fase, aí sim eliminatória.


Pena Leonardi sempre cercado pelos pequenos tenistas, desta vez em Pelotas
Pena Leonardi sempre cercado pelos pequenos tenistas, desta vez em Pelotas

Com tudo isso o CTG segue, ano após ano, conquistando a simpatia e a fidelidade dos jovens tenistas e de seus pais, que fazem de cada etapa um grande e novo encontro de confraternização. Em Pelotas, local da quarta etapa encerrada no último domingo, não foi diferente, com os 250 inscritos - recorde local para etapas do CTG, sendo divididos nas quadras do Dunas Clube e do Parque Tênis Clube, clubes tradicionais da cidade, sempre acolhedores e com estrutura impecável para receber atletas, pais e convidados.

"Foi realmente um sucesso, com um número recorde de participantes, foram 250 inscrições de todo o Estado. A diretoria do clube e os funcionários foram impecáveis, fizemos um tradicional churrasco para receber atletas, treinadores e pais. Foi um evento muito legal, quadras lotadas e com um pouco de chuva, que acabou não nos atrapalhando pois tínhamos cerca de sete quadras cobertas na cidade para realização dos jogos. Estamos muito felizes", pontuou Mauro Mattos, coordenador da escola de tênis do Dunas Clube.


Etapa de Pelotas estabeleceu novo recorde local de inscrições
Etapa de Pelotas estabeleceu novo recorde local de inscrições

Para se ter uma ideia do quanto o Circuito é atrativo, o ano de 2024 apresentou o total de 2864 inscritos e neste ano as quatro primeiras etapas já registraram juntas 1181 inscrições, com destaque para a de Porto Alegre, realizada na Associação Leopoldina Juvenil, onde estiveram presentes 519 tenistas.


A próxima etapa do Circuito está marcada para acontecer entre os dias 13 e 15 de junho, e terá como sede as quadras do Recreio da Juventude, em Caixas do Sul. As inscrições já podem ser realizadas através do site da Federação Gaúcha de Tênis (www.fgtrs.com.br).


O Circuito de Tênis Gaúcho é realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), com supervisão da Federação Gaúcha de Tênis. É apresentado por Stihl e Banrisul e conta também com o patrocínio de Superlegal Brinquedos, Higra, Tramonto, Nat Alimentos, Agrogen, Rivatti, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal. Além disso, o CTG tem o apoio de Água da Pedra da Bebidas Fruki e dos clubes sedes.


Resultados finais da etapa de Pelotas


Masculino


09 M - Luiz Pedro Almeida(TCRB) v. Arthur Meyer(GNU) - 6/2

10 M - Bernardo Fittipaldi(TCRB) v. Camilo Peixoto(ATC) - 6/3

10 M1 - Luigi Veríssimo(AVA) v. Erick Scherer(GNU) - 6/0

12 M - João Antônio Almeida(DUN) v. Leonardo Costa(DUN) - 6/3

12 M1 - Marcelo Oliveira(ALJ) v. Santiago Oliveira(ALJ) - 6/2

12 M2 - Francisco Durli(ALJ) v. Pietro Rohsig(CTC) - 6/1

14 M - Gustavo Asnis(ALJ) v. Enrico Stefani(BNGC) - 7/6(1)

14 M1 - Theo Lichtnow(BNGC) v. Leonardo Oliveira(ALJ) - 6/0

14 M2 - Bento Azevedo(BNGC) v. Nicanor Serrano(ATC) - 6/0

16/18 M - Vinicio Marques(BNGC) v. Juan Padilla(ATC) - 6/4

16/18 M1 - Diogo Dini(BNGC) v. José Pithan(ATC) - 6/3


DUPLAS


10 DM - Guilherme Morais/Camilo Peixoto(ATC) v. Luiz Pedro Almeida/Bernardo Fittipaldi(TCRB) - 6/1

12 DM - Antônio Pfeifer/Theo Lichtnow(SOG/BNGC) v. João Caleffi/Thomas Zingalli(ALJ) - 6/2  

14 DM - Gabriel Volkmer/Enrico Stefani(BNGC) v. Luis Germano/Pedro Creixell(BNGC) - 6/2

16 DM - Juan Padilla/Pedro Paixão(ATC) v. Augusto Danielowski/Ignacio Saldanã(DUN) - 6/3


 Feminino


09 F - Melissa Cadore(GNU) v. Antonela Hack(ALJ) - 6/3

10 F - Alice Uszacki(DTZ) v. Maria Clara Padilha(ATC) - 6/4  

12 F1 - Rafiza Simões(AVA) v. Luisa Xavier(CCL) - 6/1

14 F - Catarina Hallal(PAR) v. Helena Renck(DUN) - 6/4

14 F1 - Julia Chang(BNGC) v. Joana Belleza(CCB) - 6/1

16/18 F - Maria Luiza Marques(BNGC) v. Rafaela Araujo(DUN) - 6/1


DUPLAS


10 DF - Valentina Bast/Sophia Jouglard(DUN) v. Luisa Xavier/Maria Clara Padilha(CCL/ATC) - 6/4

12 DF - Maria Antônia Barum/Alice Uszacki(DTZ) v. Cecilia Dutra/Catarina Araujo(BNGC/CTPA) - 7/6(4)

14 DF - Carolina Kollet/Sofia Almeida(BNGC) v. Sophia Casagrande/Julia Chang(BNGC) - 6/4


Fonte - One Comunicação Inteligente


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page