top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

De cabeça erguida

Beatriz Haddad Maia
Foto: Jimmie48/WTA

Em um jogo equilibrado e decidido nos detalhes, Beatriz Haddad Maia se despediu nesta quinta-feira (27) do WTA 500 de Bad Homburg, na Alemanha. Após duas vitórias consistentes na grama, a brasileira número 1 do país e 21ª do mundo caiu nas quartas de final diante da italiana Jasmine Paolini, cabeça 2 do torneio e atual número 4 do ranking. A derrota veio com parciais de 7/5 e 7/5, após 1h48 de confronto.


Apesar da eliminação, Bia garante um retorno simbólico ao top 20 do ranking da WTA. A queda da letã Jelena Ostapenko em Eastbourne também contribuiu para o salto da brasileira, que agora segue para Wimbledon com confiança renovada e como uma das cabeças de chave do Grand Slam londrino.


Contra Paolini, Bia buscava sua 13ª vitória contra tenistas do top 10 e a segunda semifinal em 2025, após chegar entre as quatro melhores em Estrasburgo. No entanto, a italiana manteve a escrita do retrospecto direto e ampliou para 4 a 0 nos duelos contra a brasileira. O último havia sido em fevereiro de 2023, quando venceu no caminho rumo ao título do WTA 1000 de Dubai. Nesta temporada, Paolini também foi campeã do WTA 1000 de Roma, em maio, e vice-campeã de Wimbledon em 2024.


No duelo desta quinta-feira, a italiana foi mais precisa nos momentos importantes. No primeiro set, ela saiu na frente com quebra no sétimo game e chegou a sacar em 5/4 para fechar. Bia reagiu e empatou, mas cometeu erros no game seguinte e voltou a ser quebrada, perdendo a parcial por 7/5. Ambas tiveram seis winners, mas a brasileira cometeu 19 erros não forçados contra 17 da rival.


Na segunda parcial, o filme se repetiu. Paolini abriu 2/0 logo de cara, Bia buscou o empate no sexto game e chegou a confirmar o saque no 4/4 mesmo jogando contra o vento. Porém, novamente no 11º game, a paulista cedeu o serviço, permitindo que a italiana fechasse mais uma vez por 7/5. Ao fim do jogo, Paolini somou 17 winners e 29 erros, contra 12 winners e 39 erros da brasileira.


Com a classificação para a semifinal, a italiana enfrentará nesta sexta-feira a vencedora do confronto entre Iga Swiatek (8ª do mundo) e a russa Ekaterina Alexandrova (18ª). Paolini tem quatro derrotas em quatro jogos contra Swiatek e também ainda não venceu Alexandrova em duas tentativas anteriores.


Bia agora foca totalmente em Wimbledon. Cabeça de chave no Grand Slam, ela evita um encontro precoce com as principais favoritas. No ano passado, foi eliminada na terceira rodada e seu melhor desempenho em Londres foi em 2023, quando chegou às oitavas de final. O sorteio da chave será realizado nesta sexta-feira.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page