Victória Barros vira sobre top 15 do mundo e avança às oitavas no juvenil de Roland Garros
- Gustavo Werneck

- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Victória Barros segue com ótimos resultados no tênis juvenil. Nesta segunda-feira, a jovem potiguar garantiu vaga nas oitavas de final de Roland Garros ao derrotar de virada a tcheca Jana Kovackova, cabeça 7 do torneio e 12ª do ranking mundial juvenil, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3, em 1h34 de partida. É o segundo Grand Slam consecutivo em que Victória chega às oitavas, repetindo o feito do Australian Open em janeiro.

O início do jogo foi equilibrado, com Victória abrindo 3/1, mas permitindo a reação da adversária, que fechou o primeiro set após quebrar o saque da brasileira no momento decisivo. A partir do segundo set, Victória mudou a dinâmica: passou a usar mais as curtinhas e a definir pontos com o forehand, conseguindo duas quebras para empatar o jogo. No set final, a brasileira manteve o alto nível, venceu 93% dos pontos com o primeiro serviço e só perdeu cinco pontos no saque, consolidando a virada com mais uma quebra.
Com a vitória, Victória soma 180 pontos no ranking juvenil, podendo subir até três posições (atualmente é a 25ª do mundo, seu melhor ranking), dependendo dos resultados da semana. Se avançar às quartas, chegará a 300 pontos. Sua próxima adversária será a norte-americana Julieta Pareja, de 16 anos, 14ª do ranking juvenil e 319ª entre as profissionais, que vem de vitória sobre a alemã Eva Bennemann. Pareja, inclusive, já chegou às oitavas do WTA 250 de Bogotá em abril.
A adversária superada por Victória, Jana Kovackova, é a jogadora mais jovem de todo o ranking profissional da WTA (634ª) e já tem um título na categoria adulta. Caso avance às quartas, Victória pode se juntar a nomes históricos do tênis brasileiro juvenil, como Dadá Vieira (semifinalista de Roland Garros em 1987), Gisele Miró (quartas em Paris e semi de Wimbledon em 1986) e Niege Dias (quartas em Roland Garros e Wimbledon em 1984).
Naná e Pietra são eliminadas. Guto também se despede
O dia também marcou despedidas brasileiras no juvenil de Paris. Nauhany Silva, de 15 anos, caiu na segunda rodada diante da búlgara Rositsa Dencheva, enquanto Pietra Rivoli foi eliminada pela francesa Ksenia Efremova. No masculino, Guto Miguel perdeu para o francês Pierre Antoine Faut. Nas duplas, Guto Miguel e o russo Timofei Derepasko avançaram, mas Pietra Rivoli/Nadia Lagaev e Nauhany Silva/Sol Larraya foram eliminadas.
Victória Barros ainda segue viva também nas duplas, ao lado da sérvia Teodora Kostovic. Elas são as cabeças de chave 4 e enfrentam a francesa Ksenia Efremova e a belga Jeline Vandromme na próxima rodada.
.png)


.png)




Comentários