Após maior vitória da carreira, Heide se despede de Gstaad
- Raphael Favilla
- 19 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Um dia após conquistar a maior vitória da carreira, ao eliminar o francês Ugo Humbert número 18 do ranking, o paulista Gustavo Heide não conseguiu manter o mesmo nível de energia e foi derrotado nas quartas de final do ATP 250 de Gstaad.
O brasileiro caiu diante do francês Quentin Halys, com parciais de 6/1 e 7/5. Apesar de ter sacado para fechar o segundo set com 5/3, o tenista de 22 anos não conseguiu manter a vantagem e falhou.
Apesar da derrota, a campanha em Gstaad foi a melhor de sua curta carreira em torneios de primeira linha. Com esse desempenho, Heide avançará 24 posições no ranking internacional e alcançará sua melhor classificação na próxima segunda-feira, ficando no 154º lugar, cinco posições acima de sua melhor marca anterior.

Heide está inscrito no qualificatório do ATP 250 de Kitzbuhel, que começa neste sábado, assim como em Gstaad. Ele também tem vaga direta no challenger de San Marino, que ocorrerá na semana seguinte.
No primeiro set contra Halys, o desempenho do francês com o primeiro saque foi decisivo. Apesar de acertar apenas 47% dos primeiros serviços, Halys venceu a maioria dos pontos rapidamente, perdendo apenas dois desses lances e aproveitando o posicionamento recuado de Heide. O brasileiro, por sua vez, acertou 62% do primeiro serviço, mas ganhou apenas 38% dos pontos, cometendo muitos erros da linha de base.
No segundo set, Heide ajustou sua postura, ficando menos apressado, o que garantiu equilíbrio nos seis primeiros games. Halys perdeu qualidade nas devoluções e, forçado a trocar mais bolas, cometeu erros. O francês permitiu uma quebra no oitavo game, com Heide sacando para fechar o set em 5/3. No entanto, o brasileiro cometeu falhas em bolas fáceis, incluindo uma dupla falta no 15-40.
Aproveitando a oportunidade, Halys virou para 6/5 e, mesmo permitindo uma chance de reação a Heide no 30-40, se safou com um winner de forehand. Heide ainda salvou um match-point ao avançar à rede, mas não conseguiu evitar a vitória do ex-número 61 do ranking.
Foto: Meierhans Fotografie/EFG Swiss Open Gstaad
Comentários