CBT divulga nota criticando CBC e formato proposto para os CDIs
- Diego Werneck
- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
A Confederação Brasileira de Tênis (CBT), entidade máxima do tênis, beach tennis e tênis em cadeira de rodas no país, divulgou nesta quinta-feira, 19, um longo e duro comunicado em suas redes sociais. O alvo e os objetivos da nota estavam bem claros no texto: o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e o novo formato de torneios proposto junto a clubes e academias pelo país, tanto no tênis quanto no beach tennis.
Segundo a própria CBT, o embrólio com o comitê de clubes vem se arrastando ao longo dos últimos anos, e a principal divergência está no formato de disputa das competições. A CBT entende que é fundamental manter torneios com confrontos individuais e em duplas, como é tradicional no tênis - e no beach tennis, em duplas; já o CBC vem insistindo em um formato de disputa exclusivamente por equipes, e, segundo a CBT, com a exigência de cada atleta representar algum clube ou academia necessariamente filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes. Para a CBT, isso fere princípios fundamentais das modalidades, inclusive no que tange à formação de atletas.

"O formato sugerido é restritivo, pois limita a forma de disputa, desconsiderando a competição individual e de duplas. O novo formato sugerido exige ainda participação apenas a clubes filiados ao CBC, excluindo atletas de clubes não vinculados ou de academias que ainda estejam em processo de filiação. Essa limitação compromete o caráter inclusivo das competições, inviabiliza a atribuição de pontos no ranking nacional individual de cada atleta, reduz a atratividade da competição, prejudica a formação plena, contraria totalmente projeto original da parceria que prioriza a meritocracia e impacta negativamente o desenvolvimento técnico" diz trecho do comunicado da CBT.
A nota da CBT foi publicada logo após a divulgação da parceria entre o CBC e a Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT), entidade que também se entitula responsável por administrar e fomentar o beach tennis no Brasil, inclusive com Estatuto Social público, função que a CBT detém enquanto entidade máxima do tênis e beach tennis no país. Ao que tudo indica, o embrólio entre CBC e CBT a respeito da realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de ambas as modalidades tem mais partes envolvidas e divergências do que está posto até agora.
Procuradas pela Nittenis, as assessorias de imprensa do CBC e da CBBT não retornaram o contato para se posicionar a respeito até a publicação dessa reportagem.
Confira no link abaixo a íntegra da nota da CBT publicada em seu site oficial:
コメント