top of page

Destaques da semana: final de João Fonseca e mais. Confira!

Carioca João Fonseca está na final do Challenger de Canberra, na Austrália
Carioca João Fonseca está na final do Challenger de Canberra, na Austrália

O ano mal começou e já temos notícias para comemorar no tênis brasileiro. Embalado após o título do Next Gen Finals, em dezembro, João Fonseca continuou sua jornada de vitórias em Canberra essa semana, onde alcançou sua segunda final consecutiva no circuito profissional ao bater tanto experientes tenistas quanto adversários da sua geração. O carioca de 18 anos segue fazendo história e firme na sua curta trajetória no ATP Tour, e já se credencia a alcançar o top 100 mundial nas próximas semanas.


João confirmou seu ótimo momento e está na decisão pelo título na cidade australiana ao vencer na semifinal, realizada nesta sexta-feira, o britânico Jacob Fearnley, 99º colocado no ranking, por duplo 6/3 em 1h12 de partida. Com a vitória e a vaga na final, Fonseca se aproxima ainda mais do pelotão de elite do tênis profissional, alcançando pelo menos a 130ª posição no ranking a ser divulgado pela ATP na próxima segunda-feira, 6 de janeiro. Dia, inclusive, em que começará o qualifying do primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open, onde João estará presente na luta por uma vaga na primeira chave principal de um major entre os profissionais.


Se for campeão, o carioca deve dar um salto ainda maior na lista, ficando próximo ao 110º lugar. Ele enfrenta na decisão o norte-americano Ethan Quinn, de 20 anos e 202º colocado, que passou pelo qualifying e bateu na outra semifinal o espanhol Martin Landaluce - outra promessa na nova geração - por 2 sets a 0, com duplo 6/3. A final acontece neste sábado, 4, não antes das 16:00, horário local.


Apesar de derrotas na United Cup, Bia avança no ranking e será cabeça 16 no AO


Beatriz Haddad Maia segue firme entre as top 20 do ranking mundial. Embora a equipe brasileira não tenha conseguido bons resultado na disputa da United Cup, que também está sendo realizada na Austrália - em Sydney e Perth -, incluindo derrotas da paulistana nos confrontos contra China e Alemanha, as adversárias da brasileira não conseguiram avançar o suficiente para ultrapassá-la na lista da WTA. Mais que isso, Bia vai ficar à frente de Jelena Ostapenko, eliminada na primeira rodada em Brisbane e que, como tinha muitos pontos a defender da campanha no torneio em 2024, perderá posições.


Assim, a canhota brasileira será, na pior das hipóteses, a cabeça de chave número 16 no Australian Open, podendo até, a depender dos resultados ao final dessa semana, chegar a 15ª colocação no ranking. Cada posição acima é importante e faz diferença na formação das chaves e consequentes confrontos até as fases mais avançadas do torneio, objetivo da maioria dos tenistas no circuito.


Com isso, Bia não deve cruzar com nenhuma top 8 até as oitavas de final no Australian Open, podendo pegar alguma adversária entre o nono e décimo-terceiro lugar a partir dessa fase do major aussie.


Djokovic protagoniza primeira surpresa do ano em Brisbane


Novak Djokovic, ex-número 1 do mundo e detentor de 24 títulos de Grand Slam, foi surpreendido nesta sexta-feira (3) de forma incrível nas quartas de final do ATP 250 de Brisbane pelo norte-americano Reilly Opelka. Atual 293º do mundo, mas que já esteve no top 20, Reilly passou os últimos anos totalmente afastado do circuito devido a várias lesões.


Com uma das melhores exibições da carreira, Opelka se impôs diante do do sérvio por 7/6(6) e 6/3, em duelo de 1h40 no qual o norte-americano de 27 anos e 2,11 metros foi sempre superior. Opelka não deu qualquer chance a Djokovic nos seus games de serviço e foi criando várias chances no saque do sérvio, acabando mesmo por quebrá-lo durante o segundo set.




Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page