top of page

Djokovic atinge 100 títulos na carreira em Genebra: “Tive que me esforçar muito para conseguir isso”


Novak Djokovic atinge 100 títulos na carreira em Genebra
Foto: Gonet Geneva Open

Novak Djokovic escreveu mais um capítulo lendário em sua carreira neste sábado, ao conquistar o 100º título profissional no ATP 250 de Genebra. O sérvio de 38 anos superou o polonês Hubert Hurkacz em uma final dramática, com parciais de 5/7, 7/6 (7-2) e 7/6 (7-2), após 3h06 de batalha. Com o feito, Djokovic se torna apenas o terceiro tenista da história a alcançar a marca centenária, juntando-se a Jimmy Connors (109) e Roger Federer (103).


A conquista não veio fácil. Hurkacz, que vinha de uma semana inspirada no saque, venceu o primeiro set e manteve o equilíbrio até o fim. Djokovic precisou de toda sua resiliência para buscar a virada, vencendo dois tiebreaks seguidos e mostrando, mais uma vez, por que é considerado um dos maiores de todos os tempos.


Após a partida, Djokovic não escondeu o alívio e a emoção:

“Tive que me esforçar muito para conseguir isso. Hubi esteve perto da vitória em todos os momentos, deu trabalho desde o primeiro game da partida, embora eu também tenha tido chances no primeiro set de quebrar o serviço dele, mas não consegui. No final, um game de saque ruim, coroado por uma dupla falta no set point, fez com as coisas começassem melhor para o lado dele.”

O sérvio também destacou o momento decisivo do terceiro set:

“Dois pontos podem decidir o vencedor de uma partida impressionante. Acabou sendo 7/6 no terceiro set. Sorte de ter feito isso em um estádio lotado, finalmente conquistei o centésimo título.”

Djokovic fez questão de elogiar o adversário:

“Sei como é difícil perder uma partida como esta e sinto muito por você. Foi incrivelmente difícil vencer, então todo o para ele e sua equipe pelo trabalho que fizeram esta semana, por como superaram aquela lesão no joelho para retornar ao circuito em tão alto nível. Tenho certeza de que nos veremos novamente em quadra em breve. Temos outras grandes partidas pela frente, mas espero que mais curtas do que essa. Obrigado por ser uma inspiração para todos, primeiro pela maneira como joga, mas acima de tudo pela boa pessoa que você é. Todo o circuito sabe disso. Você merece tudo de bom que acontece com você.”

O campeão também agradeceu ao seu time pelo suporte ao longo da carreira:

“Sei que é um grande desafio estar comigo em quadra nesse momento da minha carreira, em partidas como a de hoje, em que a final quase me escapou. Só vocês sabem o quão incrivelmente difícil é manter esse nível no circuito, tanto dentro quanto fora das quadras. Muito obrigado por me ajudarem na conquista deste título.”

Além do marco histórico, Djokovic ainda quebrou outro recorde: tornou-se o primeiro tenista a conquistar pelo menos um título em 20 temporadas diferentes, superando Rafael Nadal, que tem 19 temporadas com títulos.


O 100º troféu veio em uma semana especial, já que Djokovic comemorou seu aniversário de 38 anos com a família presente em Genebra. O sérvio não escondeu a felicidade:


“Ter minha família aqui, no meu aniversário, e poder celebrar esse momento juntos, é algo que não tem preço. Sou muito grato por tudo o que vivi no tênis e por poder compartilhar isso com quem amo.”

A trajetória de Djokovic até o centésimo título é marcada por conquistas em todos os níveis: o primeiro troféu veio em 2006, em Amersfoort, e o 50º em Indian Wells, 2015. O 99º foi o ouro olímpico em Paris, no ano passado, e o 98º o ATP Finals, mostrando que o sérvio, mesmo aos 38 anos, ainda tem muita história para escrever.





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page