top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Fonseca após derrota em Paris: “São pequenos detalhes, que nesse nível não posso errar”

Depois de cair na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, João Fonseca fez uma análise sincera sobre a partida desta quarta-feira contra o russo Karen Khachanov, 14º do ranking e campeão do torneio em 2018. O brasileiro de 19 anos e número 1 do país foi superado em três sets, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/3, em 1h50 de confronto.


O carioca reconheceu que teve dificuldades para entrar no jogo, mas destacou a reação a partir do segundo set e afirmou que o duelo foi decidido por “detalhes” no terceiro.


“Acho que essa é a mentalidade de qualquer jogador desse nível. Você precisa fazer mudanças durante o jogo. No primeiro set ele entrou muito bem. Acho que por alguns errinhos no começo do jogo, deixei ele um pouco mais confiante na partida. Ele estava bem superior a mim, mais sólido e entrando melhor nos pontos, e eu não consegui fazer com que ele sentisse um pouco a minha bola”, disse Fonseca à ESPN, logo após a partida.

João Fonseca
Foto: Rolex Paris Masters


“Já no segundo set eu consegui impor um bom ritmo e uma quebra que me deixou mais confiante. No terceiro, eu estava me sentindo bem, mas ele sacou muito bem e não me deixou brechas. Até que fiz um game ruim no 4/3, com duas duplas faltas e errei quatro primeiros saques. São pequenos detalhes, que nesse nível não posso errar”, completou o atual 28º do ranking, que ainda pode subir para o 24º lugar, dependendo dos resultados da semana em Paris.

Evolução e aprendizado


A derrota veio poucos dias depois da maior conquista da carreira: o título do ATP 500 da Basileia, no último domingo. Fonseca também havia vencido na estreia do Masters de Paris, o último torneio da série nesta temporada.

“Semana após semana, vai se construindo o jogador. O que mais diferencia os jogadores tops dos demais é a consistência nas semanas. Estou tentando construir isso — não fazer uma semana boa e depois uma média. Mas é o trabalho de qualquer atleta”, afirmou.

Nesta quinta-feira, o carioca desistiu de disputar o ATP 250 de Atenas, que começa na próxima semana. Segundo o estafe do atleta, uma lombalgia motivou a decisão, encerrando oficialmente a temporada de 2025 do jovem de 19 anos.


Fonseca explicou que o planejamento da equipe prioriza o aspecto físico e mental, sem foco direto no ranking.


“Eu e minha equipe temos priorizado muito a mentalidade e meu físico, vendo em quais semanas eu devo jogar e em quais semanas é demais. Nunca pensamos em ranking, só fomos construindo o trabalho duro todos os dias, e os resultados vão surgindo e o ranking vai subindo. É assim que nosso trabalho funciona”, completou Fonseca, que começou a temporada como número 145 do mundo.

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Tatalo Osório
há 3 horas
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Ótimo texto, claro e direto. Parabéns 🔝👏👏👏

Curtir
bottom of page