Fonseca brilha contra Tsitsipas e Brasil vence a Grécia na Copa Davis
- Raphael Favilla

- 14 de set.
- 2 min de leitura
O domingo foi de festa para o tênis brasileiro. Com apenas 19 anos, João Fonseca voltou a ser protagonista e garantiu a vitória do Brasil sobre a Grécia no Grupo Mundial I da Copa Davis, em Atenas. O carioca venceu o ex-número 3 do mundo e atual 27º do ranking, Stefanos Tsitsipas, por 6/4, 3/6 e 7/5, em 2h07 de jogo, e fechou o confronto em 3 a 1 para a equipe nacional.
O resultado mantém o Brasil no Qualificatório Mundial da Copa Davis em 2026, com chance de disputar a fase final da competição. Já a Grécia terá que disputar uma repescagem em fevereiro para tentar se manter no Grupo I.
Fonseca decide e impõe rara derrota ao grego

Depois de vencer Stefanos Sakellaridis no sábado, Fonseca confirmou sua ótima fase ao superar Tsitsipas, que sofreu apenas sua segunda derrota em 15 partidas de Copa Davis. O grego havia vencido Thiago Wild no primeiro dia do confronto.
A atuação do jovem brasileiro foi marcada pela agressividade nas devoluções e pela resiliência em momentos de pressão. Fonseca chegou a estar em desvantagem no terceiro set, com Tsitsipas liderando por 5/3, mas reagiu de forma impressionante. Aproveitou erros do adversário, devolveu a quebra e embalou para virar o placar, conquistando sua quarta vitória em seis jogos pela Davis.
Melo e Matos dominaram nas duplas
Antes do jogo decisivo de Fonseca, o Brasil já havia retomado a liderança do confronto com a vitória de Marcelo Melo e Rafael Matos nas duplas. Os brasileiros superaram Petros Tsitsipas e Aristotelis Thanos por duplo 6/2 em apenas 1h13 de partida.
Sem enfrentar break-points e muito consistentes nas devoluções, Melo e Matos conquistaram duas quebras em cada set. O gaúcho de 29 anos foi bastante eficiente no fundo, enquanto o mineiro de 41 anos mostrou toda a experiência ao dominar a rede.
Com o resultado, Melo soma agora 20 vitórias e 7 derrotas em duplas na Copa Davis (além de uma vitória em simples), enquanto Matos tem sete triunfos e três derrotas na competição.
Brasil de olho no futuro
Com o placar de 3 a 1, o Brasil fecha o confronto com autoridade e segue sonhando alto na Copa Davis. Fonseca, cada vez mais protagonista, agora se prepara para disputar a Laver Cup, em São Francisco, onde fará sua estreia na competição pelo Time Mundo, ao lado de nomes como Taylor Fritz e Alex de Minaur.
.png)


.png)




Magnífico texto claro relatando nosso tênis 🔝 parabéns