top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Fonseca destaca bom momento de Munar e abre semifinais às 10h

A sexta-feira foi de festa para João Fonseca, que mostrou maturidade e força para se recuperar da derrota no primeiro set contra o canadense Denis Shapovalov, virando o jogo para marcar 3/6, 6/3 e 4/1, quando o rival desistiu de forma repentina, sem sequer pedir atendimento médico ou indicar lesão. Segundo a ATP, a desistência do canadense foi motivada por um incômodo no joelho direito. Com o resultado, o carioca de 19 anos se garantiu nas semifinais do ATP 500 da Basileia.


João Fonseca
Foto: Swiss Indoors Basel

O próximo adversário no caminho de Fonseca será o espanhol Jaume Munar, que também viveu uma situação parecida nesta sexta-feira. Mais cedo, o espanhol superou o canadense Félix Auger-Aliassime por 6/3, antes de o rival abandonar a partida após apenas 45 minutos de confronto, citando lesão no joelho.


A programação de sábado na Basileia começa às 10h (de Brasília), com João Fonseca enfrentando o espanhol 42º do ranking. Campeão em Buenos Aires, o carioca tenta alcançar sua segunda final de ATP.


A rodada, aliás, foi marcada por desistências. Além de Shapovalov e Auger-Aliassime, o norueguês Casper Ruud também abandonou seu jogo das quartas de final contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, após perder o primeiro set por 7/6 (7-1), devido a uma lesão no tornozelo.


Fonseca se junta ao paulista Thomaz Bellucci, que até então era o único brasileiro a alcançar as semifinais de um ATP 500, nível introduzido no circuito em 2009. Esta será a maior semifinal da carreira do jovem brasileiro, que venceu o título em todas as vezes que chegou tão longe — a primeira no Next Gen Finals de 2024 e a segunda em Buenos Aires, no início deste ano.


Com a campanha desta semana na Basileia, Fonseca vai estrear no top 40 do ranking mundial, subindo provisoriamente para o 39º lugar, o mais alto de sua carreira. Na corrida da temporada, ele alcançará a 35ª posição, reforçando o sonho de encerrar 2025 como cabeça de chave no Australian Open.


Virada após início complicado

Apesar de ter colocado 79% dos primeiros serviços em quadra, Fonseca não conseguiu aproveitar o bom aproveitamento no saque no primeiro set. Sofrendo com as devoluções do canhoto canadense, ele venceu apenas metade dos pontos disputados em seus games de serviço.


O carioca até chegou a quebrar o saque logo no primeiro game, mas acabou cedendo duas quebras seguidas e viu Shapovalov abrir 4/1. Mais sólido da linha de base e com menos erros, o canadense venceu a parcial inicial com tranquilidade.


No segundo set, Fonseca mostrou reação. Após salvar três break-points logo no primeiro game, encontrou mais equilíbrio entre winners e erros não forçados. Passou a jogar de forma mais agressiva e conseguiu uma quebra no quarto game, mantendo o controle até fechar em 6/3.


No terceiro set, o brasileiro manteve o ritmo e começou abrindo 2/0, perdendo apenas dois pontos nos dois primeiros games. Após nova quebra no quinto game, Shapovalov desistiu da partida, encerrando o confronto.


Fonseca terminou o jogo com 59% de aproveitamento no saque, superando os 54% do canadense, e terminou com o mesmo número de bolas vencedoras (15), mas com cinco erros não forçados a menos (11 a 16).


Semifinais definidas

Fonseca reconhece o bom momento do espanhol de 28 anos, que já eliminou Ben Shelton nesta semana e soma quatro vitórias contra top 10 na carreira. Munar vive uma de suas melhores fases, tendo alcançado o 37º lugar do ranking em setembro deste ano.


“Vai ser mais um jogo difícil. Apesar do Munar não ser um jogador com um ranking muito alto, ele joga muito bem nessas condições, então eu tenho que tomar cuidado”, afirmou Fonseca, por meio de sua assessoria.


A semana tem sido atípica para o brasileiro. Após vencer o francês Giovanni Perricard na estreia, ele avançou às oitavas sem jogar devido a uma lesão no pé direito do tcheco Jakub Mensik. Nas quartas, liderava o placar quando Shapovalov desistiu.


“Essa semana tem sido muito diferente do normal. Ganhei na primeira contra o atual campeão, na segunda o Mensik infelizmente não pôde jogar, e agora nas quartas o meu adversário precisou se retirar. Eu estou aqui, pegando as minhas oportunidades”, disse Fonseca.


Na outra semifinal, Alejandro Davidovich Fokina enfrentará o francês Ugo Humbert ao meio-dia (de Brasília). Humbert, atual 24º do ranking, venceu Reilly Opelka por 7/6 (7-0) e 6/4, enquanto Fokina eliminou Casper Ruud. O francês tem sete títulos na carreira e busca sua 11ª final, enquanto o espanhol, número 18 do mundo, ainda sonha com seu primeiro troféu de ATP.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page