top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Halep anuncia aposentadoria após derrota em casa

Simona Halep, ex-número 1 do mundo, anunciou sua aposentadoria do tênis profissional nesta terça-feira após derrota na estreia do WTA 250 de Cluj-Napoca, na Romênia. A tenista local foi superada pela italiana Lucia Bronzetti por duplo 6/1 em apenas 59 minutos de partida.


Em uma emocionante despedida diante de sua torcida, Halep se dirigiu ao público em romeno: "Eu queria vir aqui hoje em Cluj para jogar na frente de vocês e dizer adeus ao tênis em quadra. Mesmo que minha performance não tenha sido muito boa, foi com toda minha alma e estou muito feliz que vocês vieram. Me pergunto se voltarei novamente, mas por enquanto, esta foi a última vez que joguei aqui."


Convidada da organização no WTA 250 de Cluj-Napoca, a tenista da casa Simona Halep não conseguiu sequer passar da estreia
Foto: TransylvaniaOpen

A romena de 33 anos encerra uma carreira vitoriosa que inclui dois títulos de Grand Slam (Roland Garros 2018 e Wimbledon 2019), além da liderança do ranking mundial e 24 títulos WTA. Antes de sua última partida, Halep já havia dado sinais de que pensava em parar devido a problemas físicos.


"Estou sofrendo. A lesão é séria e difícil de recuperar. Não sei se tenho coragem de encarar isso agora. É normal ficar um pouco assustada, o problema é que está muito difícil chegar ao meu nível máximo sentindo dor", havia declarado a tenista antes da partida.


Em sua despedida das quadras, Halep enfrentou sérias dificuldades contra Bronzetti, atual 72ª do ranking. A romena conquistou apenas 11 pontos no primeiro set e não conseguiu impor seu jogo em nenhum momento da partida. A italiana dominou as ações, vencendo 72% dos pontos com o saque e convertendo todas as cinco chances de quebra que teve.


"Não quero chorar. Me tornei número 1 do mundo, ganhei Grand Slams. Era tudo que eu queria. A vida continua. Existe vida após o tênis e espero que nos vejamos novamente. Claro, continuarei jogando tênis, mas ser competitiva exige muito mais e neste momento, não é mais possível", disse a romenalep em seu discurso de despedida.


A decisão foi fortemente influenciada por uma lesão persistente no joelho. "Cheguei a uma idade em que tenho lesões frequentes e é muito difícil me recuperar. Meu joelho nunca parece sarar completamente. Recomendaram cirurgia, mas é um procedimento longo e complicado, então acho que não farei isso", explicou.


Halep havia retornado às quadras em março de 2024, quando teve sua suspensão por doping reduzida pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). Desde então, disputou cinco torneios, vencendo apenas uma partida e encerrando sua carreira com um retrospecto de 1-5 em 2024.


A tenista também reconheceu as dificuldades enfrentadas após seu retorno: "Agora vejo como é difícil voltar ao nível em que estava, especialmente depois de uma pausa tão longa."


No torneio de Cluj-Napoca, Bronzetti segue adiante e enfrentará na próxima fase a vencedora do duelo entre a americana Peyton Stearns, cabeça de chave 3, e a francesa Varvara Gracheva.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page