Hugo Calderano faz história e vai disputar ouro inédito na Copa do Mundo de tênis de mesa
- Raphael Favilla
- 19 de abr.
- 2 min de leitura

Em uma atuação épica na madrugada deste sábado em Macau, Hugo Calderano, número 5 do mundo, escreveu seu nome na história do tênis de mesa ao se tornar o primeiro atleta não asiático ou europeu a alcançar a final da Copa do Mundo. O brasileiro de 28 anos salvou match point e venceu de virada o chinês Wang Chuqin (nº 2) por 4-3, com parciais de 14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10.
Força mental decisiva
"Foi muito importante a parte mental, não me deixar abalar. Eu simplesmente poderia aceitar que ele estava jogando em um nível incrível e que eu não conseguiria ganhar hoje. Continuei acreditando até o fim e consegui reverter o placar", revelou Calderano após a vitória histórica.
Campanha impressionante
O brasileiro construiu uma trajetória notável com cinco vitórias consecutivas no torneio, incluindo triunfos sobre o número 3 do mundo Tomokazu Harimoto nas quartas de final e agora sobre Wang Chuqin, que vinha de dois títulos consecutivos no WTT Champions Chongqing e na Copa da Ásia.
Final contra número 1
Na decisão, marcada para domingo às 9h15 (horário de Brasília) com transmissão da CazéTV, Calderano enfrentará o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking mundial. O brasileiro leva vantagem no histórico do confronto, tendo vencido o único duelo entre eles nas quartas de final do WTT Contender de Durban em 2023.
Legado para o esporte
"Chegar à semifinal e garantir uma medalha já era um feito incrível para o tênis de mesa brasileiro. Agora, ainda maior, eliminando os números dois e três do mundo. Espero inspirar muitos jovens que estão começando a jogar tênis de mesa e qualquer outro esporte a seguir em frente", destacou o mesa-tenista, que em sua sexta participação na Copa do Mundo já superou seu melhor resultado anterior (quartas de final em 2019).
Comments