Monteiro e Fonseca conhecem adversários de estreia em Melbourne
- Raphael Favilla
- 9 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jan.
João Fonseca e Thiago Monteiro estão na chave principal do Australian Open! Os brasileiros, que garantiram suas vagas através do qualifying, já sabem quais serão seus adversários na estreia da competição. O carioca de 18 anos terá pela frente o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, enquanto o cearense enfrentará o experiente japonês Kei Nishikori, atual 74º do ranking.
Fonseca chega para sua primeira participação em um Grand Slam profissional em grande momento, ostentando uma impressionante sequência de 13 vitórias consecutivas. O garoto garantiu sua vaga ao derrotar o argentino Thiago Tirante por 6/4 e 6/1 em 1h16 de jogo na última rodada do qualifying, mantendo seu saque invicto durante toda a fase classificatória.
"Quero agradecer todo mundo pela torcida, pelo apoio, pelo suporte. A torcida hoje na quadra também foi sensacional. Primeira vez agora em uma chave principal de Grand Slam, muito animado. Passamos um pouco pela tensão do Qualifying, mas vindo de jogos confiantes, resultados muito bons. E vamos acreditar cada vez mais, seguir andando cada vez mais, acreditando, vamos com tudo!", vibrou João.
Contra Tirante, Fonseca mostrou grande controle das ações desde o início, perdendo apenas três pontos com o saque no primeiro set. Após converter o break point decisivo no nono game da primeira parcial, o brasileiro emplacou uma sequência de cinco games consecutivos que praticamente definiu a partida. Mesmo enfrentando três break points em um único game no segundo set, conseguiu manter a concentração e fechou o jogo com autoridade.

Monteiro, por sua vez, conquistou sua sexta participação na chave principal do Australian Open com uma vitória convincente sobre o belga Kimmer Coppejans por 6/4 e 6/3, em 73 minutos. O cearense teve uma atuação impecável no saque, vencendo 80% dos pontos disputados e sem enfrentar break points. Com 19 winners contra apenas 15 erros não forçados, conseguiu sua revanche contra o belga, que o havia vencido nos dois confrontos anteriores.
Seus adversários na estreia apresentam perfis distintos. Rublev, de 27 anos, é um habitual frequentador das quartas de final em Melbourne, tendo alcançado esta fase nas duas últimas edições. No ano passado, o russo precisou de cinco sets para superar outro brasileiro, Thiago Wild, na estreia. Em 2024, começou a temporada com derrota na primeira rodada do ATP de Hong Kong para Fabian Marozsan.
Já Nishikori, adversário de Monteiro, recentemente retornou ao top 100 após ser finalista em Hong Kong. No único confronto anterior entre eles, o japonês venceu em Wimbledon. Esta será a chance do brasileiro buscar sua segunda vitória em Melbourne, tendo avançado uma rodada apenas em 2021.
"Contra o Nishikori vai ser um jogo duro, cara com muita qualidade. Só que ao mesmo tempo, esses três jogos no quali deram a confiança necessária para seguir acreditando e seguir buscando uma boa semana. Positividade e competitividade, acima de tudo, que o nível de tênis tem evoluído bastante. Então é cada vez mais acreditar nisso e seguir aprimorando as coisas que são necessárias a cada dia, que ainda podem ser melhoradas. Mas muito feliz por avançar e agora ter esses dias de descanso para preparar bem e voltar com tudo no próximo jogo", contou Thiago.
Se avançar, Fonseca poderá enfrentar o suíço Stan Wawrinka ou o italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada. No mesmo setor da chave, Thiago Wild estreia contra Marozsan, e o vencedor encara Frances Tiafoe ou Arthur Rinderknech.
Para Monteiro, uma vitória na estreia pode significar um duelo com o norte-americano Tommy Paul, número 12 do mundo, ou Christopher O'Connell. Seu setor da chave também inclui o chileno Alejandro Tabilo (23º) e o espanhol Roberto Carballes Baena.
Com a classificação, Fonseca garantiu 30 pontos no ranking e uma premiação mínima de aproximadamente US$ 82,5 mil, referente à primeira rodada. Os pontos só serão computados após o término do torneio, no dia 27 de janeiro, com o brasileiro devendo manter sua atual 113ª colocação na próxima segunda-feira.
Comentarios