top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Mouratoglou e Rio Tennis Academy anunciam parceria de colaboração inédita

Patrick Mouratoglou, um dos treinadores mais influentes do tênis mundial, esteve nesta terça-feira na Rio Tennis Academy, no bairro das Laranjeiras, para oficializar o início de uma parceria de colaboração entre a Mouratoglou Academy e a academia brasileira. O anúncio foi feito em um bate-papo com jornalistas especializados nas instalações do complexo carioca.


Eduardo Frick, Mouratoglou e André Sá / Foto: Gustavo Werneck
Eduardo Frick, Mouratoglou e André Sá / Foto: Gustavo Werneck

O acordo, construído ao longo de cerca de quatro meses de conversas (incluindo uma visita da equipe da Rio Tennis à sede da Mouratoglou Academy em Nice, na Riviera Francesa, e uma visita prévia de representantes da academia francesa ao Rio de Janeiro), prevê um intercâmbio de atletas entre as duas instituições. Jovens jogadores brasileiros da Rio Tennis terão uma base de treinamento na Europa, enquanto atletas da Mouratoglou poderão realizar pré-temporadas no calor carioca, aproveitando a estrutura de nove quadras e o sistema PFW (Performance, Fisio e Wellness) do complexo das Laranjeiras.


"Um sonho que está se realizando"

Mouratoglou, que fundou sua academia em 1996 no sul da França e já treinou nomes como Serena Williams, Stefanos Tsitsipas, Holger Rune e Coco Gauff, não escondeu a emoção ao falar sobre o Brasil. "Eu amo esse país. Há um potencial incrível para o esporte aqui", afirmou o treinador francês, lembrando que o Brasil já teve um número 1 do mundo com Gustavo Kuerten. "Vocês tinham o Guga, que era o melhor jogador do mundo. Um jogador incrível. Há um grande potencial."


O coach revelou que o desejo de desenvolver um projeto no Brasil é antigo e que encontrou na Rio Tennis os parceiros ideais. "Mais do que a infraestrutura, são as pessoas. Isso é o mais importante. Eu conheço o André [Sá] há 20 anos. Eu também conheci todas as pessoas envolvidas aqui e posso sentir a paixão, os valores e tudo o que é necessário para fazer um ótimo trabalho."


Mouratoglou disse estar genuinamente impressionado com o que viu em Laranjeiras: "Eu não conhecia o lugar e estou realmente impressionado. A localização é incrível, é linda, e a infraestrutura é perfeita para a atividade que a Rio Tennis Academy está desenvolvendo."


Camps, intercâmbio e uma via de mão dupla

A parceria prevê a realização de camps (temporadas de treinamento intensivo) e um fluxo de atletas nas duas direções. Do Brasil para a França e da França para o Brasil. "Nós vamos ter camps, vamos para a França. O pessoal de lá vem para cá também. É como se ambos estivessem se sentindo em casa", explicou Mouratoglou, ressaltando que a colaboração não se restringe ao tênis competitivo, mas abrange também o tênis social.


André Sá: "Essa parceria mostra o sucesso da academia"

O ex-tenista André Sá, consultor técnico da Rio Tennis e amigo de Mouratoglou há mais de duas décadas, destacou a importância do intercâmbio para o desenvolvimento dos jovens atletas brasileiros. "Está sendo um trabalho ultramente profissional. A gente está conseguindo desenvolver bastante o nível de tênis dos nossos jogadores de alto rendimento", disse o mineiro, ex-top 60 do mundo em simples e quadrifinalista de Wimbledon.


"Essa parceria mostra o sucesso da academia. Está despertando o interesse em lugares fora do Brasil. A experiência do Patrick, de todos os momentos que ele já viveu no tênis... poder tirar um pouquinho dele e trazer para os nossos garotos e garotas que estão sendo desenvolvidos aqui é muito importante. Isso tudo faz parte desse ecossistema que a gente tem hoje", completou.


Eduardo Frick: visão compartilhada e propósito em comum

O CEO da Rio Tennis Academy, Eduardo Frick, revelou que esteve pessoalmente em Nice na semana anterior ao anúncio para conhecer toda a estrutura da Mouratoglou Academy. "Foram aí uns quatro meses de conversa. Nós compartilhamos visão, missão e propósito. Para nós é muito importante todo o trabalho feito e tudo que está sendo desenvolvido pela Mouratoglou ao longo do mundo, em vários outros lugares. E termos sido escolhidos aqui no Brasil, pela nossa estrutura e por tudo que a gente vem fazendo, vem de encontro ao que a gente acredita com o tênis", afirmou Frick.


Mouratoglou com os jornalistas. O ator Rodrigo Santoro também esteve presente
Mouratoglou com os jornalistas. O ator Rodrigo Santoro também esteve presente

Mouratoglou aposta em João Fonseca e cita Victoria Barros

O treinador francês também falou sobre o momento do tênis brasileiro, destacando o fenômeno João Fonseca: "O João Fonseca, mesmo com uma pressão louca em seus ombros — eu não gostaria de estar no lugar dele, porque vejo que os brasileiros estão depositando tanta esperança nele —, é incrível. Eu tenho certeza de que ele vai ser um jogador top, top, top. É um momento ótimo para o tênis no Brasil."


Mouratoglou ainda revelou uma conexão pessoal com o tênis brasileiro ao mencionar Victoria Barros, jovem de 15 anos que treina em sua academia na França. "Eu a conheci quando ela tinha 12 anos, aqui no Brasil. Joguei com ela e fiquei realmente impressionado. Depois ela se juntou a nós na minha academia no sul da França", contou. E fez uma observação significativa: "Se essa academia [Rio Tennis] existisse naquela época, ela não precisaria ter ido morar [na França]".


Mais do que uma visita: o começo de um caminho conjunto

A parceria entre a Mouratoglou Academy — que possui centros em mais de 15 localidades ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Grécia, Itália, Emirados Árabes, Malásia e México — e a Rio Tennis Academy representa a primeira colaboração formal da marca Mouratoglou no Brasil. O acordo foi descrito pelos organizadores como "mais do que uma agenda pontual" e sim "o início de um diálogo consistente entre duas instituições que compartilham valores, visão e compromisso com o desenvolvimento do tênis a longo prazo."


A Rio Tennis Academy, fundada em 2022, conta com nove quadras (seis de saibro e três de piso duro), dormitórios para atletas, e um elenco jovem que inclui nomes como Leonardo Storck (nº 1 sul-americano sub-16), Cadu Lino e Henrique Vialle, sob o comando do Head Coach Maurício Seiblitz e a consultoria de André Sá.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page