Pickleball conquista jornalistas brasileiros em primeiro torneio da imprensa
- Gustavo Werneck
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Texto: Patricio de La Barra

Praticado por mais de 40 milhões de pessoas só nos Estados Unidos, onde foi criado, o Pickleball é a nova paixão dos brasileiros, que adoram esportes com raquetes. Nos últimos meses, o número de academias cresceu exponencialmente.
Entre as novas academias está a simpática Arena Pickle Play, localizada no Jardim Paulista, que foi sede do primeiro torneio da imprensa especializada. Organizado pela Federação Paulista de Pickleball, a presidente Fernanda Jubran recebeu mais de vinte jornalistas de diversas especialidades e faixas etárias.
Definido como um esporte democrático, é descrito pela anfitriã como "um esporte dinâmico que mistura elementos do tênis de mesa e badminton, que está crescendo geometricamente, inclusive no Brasil. Abraça jogadores de todas as idades e de diferentes níveis, incluído aqueles que nunca tiveram contato com uma raquete. É também um meio de inclusão social, que tira muitas pessoas do sedentarismo e que, além de levá-las à prática de um esporte, lhes permite fazer novas amizades".

Antes do inédito evento, a ex-tenista profissional e hoje uma das campeãs sul-americanas de pickleball, Patricia Medrado, ofereceu uma clínica explicando as regras e os principais movimentos. "É um esporte delicioso, divertido desde o início e que em pouco tempo a pessoa pode passar a disputar jogos e até torneios", indicou a representante da seleção brasileira da modalidade.
O primeiro torneio da imprensa reuniu jornalistas, entre eles o apresentador de TV Celso Zucatelli, que já é um dos apaixonados pela raquetinha: "Muitos amigos estavam me descrevendo o pickleball como um esporte inclusivo, que aceita na mesma quadra veteranos e iniciantes de todas as idades. É difícil você imaginar que isso realmente funcione até você estar na quadra. E foi o que aconteceu na clínica para jornalistas que terminou com um torneio e nos permitiu entender o quão divertido é este esporte que conquista cada vez mais praticantes. Eu joguei 3 partidas e é impressionante como você rapidamente se familiariza com o jogo. Não vejo a hora de jogar de novo", sentenciou o conhecido jornalista.
Para Iuri Pitta, comentarista da CNN, o jogo passou a ser seu novo esporte favorito. "Eu já tinha ouvido falar nesse esporte, mas nunca tinha imaginado jogar, até receber o convite, o que me criou uma grande expectativa, e que foi totalmente superada quando entrei na quadra. É um esporte mais fácil de jogar que outros que usam raquete. Tendo uma noção básica, dá para disputar uma partida. As regras parecem difíceis, mas são muito fáceis de serem assimiladas na prática e logo se entende a lógica do jogo. Estou muito animado para me converter num praticante assíduo", afirmou o âncora da CNN.
Para Marcelo Onaga, que acabou campeão do primeiro torneio de Pickleball ao lado de Patricio de La Barra, é o esporte da longevidade: "Não machuca, a velocidade da bola e o tamanho da quadra ajudam muito", explicou.
A Arena Pickle Play é uma das 500 academias que estão em pleno funcionamento no país. Um lugar perfeito para a prática do esporte que está cativando milhares de pessoas em, pelo menos, 14 estados da federação.

Comentários