PROMETEUS e o ESPERANTO
- Domingos Venâncio
- 21 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de abr.
"A lição sabemos de cor...só nos resta aprender”, Beto Guedes.
"Na prática, a teoria é outra..”, Ubiratan D'Ambrosio.
Não posso deixar de me lembrar do monstro Jack Nicholson… em papel que lhe rendeu um de seus Oscars...no filme "As good as it gets "… no Brasil ..."Melhor Impossível " (simmm...em português) o personagem Melvin Udal, pedindo dicas, na tentativa de conquista de Carol (personagem de Helen Hunt, que também levou Oscar) volta-se contra Simon, personagem de Greg Kinnear, e vocifera..."Estou aqui me afogando e você está descrevendo a fórmula da água para me ajudar ?????"
Há mais de vinte anos , orgulho-me de fazer parte, pelo Departamento de Capacitação da CBT, do movimento Play and Stay, que ajudou a reduzir DRASTICAMENTE a evasão de novos adeptos do tênis… em média perdíamos 70% daqueles que começavam a jogar, em menos de um ano...no mundo todo.
Troque bolas… Saque…. Pontue... desde o primeiro momento… Primeira aula de tênis… simplificando técnica, sistema de contagem… raquetes e bolas adaptadas... produtos como Tennis Xpress… Play/stay… Play tennis… Fast drills… Cardio Tennis… etc… foram implantados em todo o mundo, com sucesso, prestando-se ao objetivo...PLAY AND STAY!!!!!!! JOGUE E FIQUE!!!!
Fiz parte da USPTR como Tester por vários anos… entidade que é marcada pelos formatos pragmáticos e segmentados de ensino técnico de tênis… extremamente minuciosos e específicos.. Excepcional método para determinadas situações, principalmente correções e ajustes.
Pela CBT/ITF… um ensino mais globalizado, principalmente na iniciação… Tática antes da Técnica (com parcimônia) e o mote dos cursos mais básicos desta que é a maior responsável pelo ensino de tênis e capacitação de professores no planeta.
Portanto...certo??? Errado??? Melhor??? Pior??? nããããooo...
Diferentes....sim.
Estilos de ensino diferentes… capacidades cognitivas diferentes dos alunos… físico.. biotipo… vivências esportivas??? INDIVIDUALIDADES!!!!!
Sempre admirei as diferentes formas de abordagem de ensino… maneira de jogar… Sempre curti o fato de que nosso esporte se aprende e desenvolve de maneira "endêmica “... por isso rodávamos o mundo absorvendo informações...

Vários estilos e formatos...
Sempre achei ótimo o advento da Internet como fonte de informação… em várias atividades… vários temas...
Encurtando as distâncias… facilitando demais a busca por conhecimentos...
E eis que… de repente… não mais que de repente….
Somos ASSOLADOS por uma verdadeira guerra de MÉTODOS!!!!!!!! estilos???? NÃÃÃOOO...MÉTODOS !!!!! de ensino de tênis....
Tantas alavancas… termos em diversos idiomas (por vezes mal aplicados MESMO) tantos movimentos sem os quais será IMPOSSÍVEL se obter sucesso… um aluno INICIANTE… SEDENTÁRIO… COM SOBREPESO…. ou…. mesmo o extremo oposto, tem que praticamente se formar em biomecânica e cinesiologia (EM ESPERANTO) para poder começar a curtir o jogo, se divertir, se exercitar...
Sim… 70… 80% do aprendizado é visual… mas o excesso de informações verbais, por vezes, interrompe o caminho….
Mas… ESPEREM!!!!!!!
SIM....tem mais…
Em um fenômeno oportunista, MANIQUEÍSTA… que quase beira a oligofrenia...
uma corrente… SIM!!! CORRENTE… de anti informação está tomando espaço rapidamente… como em uma corrida pela posse do FOGO ou da SABEDORIA.. com o mote..."não tem que saber nada disso pra jogar" advoga-se em causa do estritamente prático/empírico. Em meio a esses movimentos quase mitológicos onde algum PROMETEUS sairá como dono da razão… encontra-se o pobre aluno de tênis… perdido nesse bombardeio de informações…
A quem recorrer???
Na dúvida....corporativismo até por egoísmo!!! As entidades oficiais de tênis ainda são as fontes mais confiáveis quando se trata de qualificar.. chancelar... produtos… clubes… academias… ou profissionais do ensino do tênis.
E… MUITO TÊNIS PARA TODOS!!!!!!
Komentarze