SP Open vai começar! Pedretti busca vaga neste domingo
- Raphael Favilla
- há 2 horas
- 2 min de leitura

A primeira edição do SP Open, torneio WTA 250 realizado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, começa oficialmente nesta segunda-feira com a chave principal, mas já neste domingo o tênis brasileiro pode ganhar mais uma representante. A paulista Thaisa Pedretti disputa a rodada final do qualifying e busca uma vaga inédita em uma chave de WTA.
Chave de simples: brasileiras em peso

Principal estrela do torneio e cabeça de chave número 1, a paulista Beatriz Haddad Maia inicia sua campanha contra uma jogadora vinda do quali. Caso vença, poderá enfrentar logo na segunda rodada um duelo 100% nacional contra Laura Pigossi, segunda melhor do país no ranking, que estreia contra a norte-americana Elizabeth Mandlik.
O torneio ainda reservou espaço para outras brasileiras convidadas. A brasiliense Luiza Fullana desafia a mexicana Renata Zarazua, cabeça 5, enquanto a paulista Ana Candiotto terá pela frente a ucraniana Valeriya Strakhova.
Na parte inferior da chave, já está garantido um confronto nacional: a campineira Carolina Meligeni, número 3 do país, encara a jovem paulista Nauhany Silva, promessa de 18 anos. Outra revelação em quadra será a potiguar Victoria Barros, que estreia contra a norte-americana Whitney Osuigwe.
Qualifying: Pedretti perto da vaga
Neste sábado, Thaisa Pedretti venceu a argentina Victoria Bosio por 6/3 e 7/5 e ficou a uma vitória de disputar pela primeira vez uma chave principal de WTA. Na rodada decisiva, encara a francesa Yasmine Mansouri, que venceu a gaúcha Ana Cruz, de apenas 16 anos, por 6/3 e 6/2.
Além de Pedretti e Mansouri, também seguem na briga por vaga a norte-americana Victoria Hu, a mexicana Victoria Rodríguez e a eslovaca Martina Okalova. A jovem Pietra Rivoli, de 17 anos, chegou a lutar em três sets contra a italiana Miriana Tona, mas parou no quali.
Duplas: confronto brasileiro logo de cara
A chave de duplas também terá grande presença nacional. Logo na primeira rodada, Beatriz Haddad Maia e Ana Candiotto enfrentam Laura Pigossi e Ingrid Martins em duelo totalmente brasileiro.
As favoritas são Luisa Stefani e a húngara Timea Babos, que ocupam a oitava posição na corrida para o WTA Finals e estreiam contra a britânica Alicia Barnett e a francesa Elixane Lechemia.
Outra parceria da casa é formada por Nauhany Silva e Victoria Barros, convidadas da organização, que terão pela frente a dupla Anna Rogers (EUA) e Janice Tjen (Indonésia).

Pontuação e premiação
O SP Open distribui 250 pontos no ranking da WTA para a campeã, além de premiação de US$ 36.300. A estreia já vale 30 pontos e US$ 4.470, números importantes especialmente para as jovens brasileiras que buscam ganhar espaço no circuito profissional.