top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Adversário de Guto no Australian Open faz história sendo o primeiro tenista de seu país a disputar um Grand Slam

Próximo adversário de Luís Guto Miguel nas oitavas de final do Australian Open juvenil, Ntungamili Raguin já entrou para a história do esporte em seu país. Aos 17 anos, o jovem é o primeiro tenista de Botsuana a disputar um torneio de Grand Slam, seja no circuito juvenil ou profissional.


A campanha em Melbourne é fruto de um longo caminho. Para chegar às oitavas, Raguin precisou vencer duas partidas no qualificatório, além de superar o búlgaro Dimitar Kisimov na estreia da chave principal e o norte-americano Gavin Goode na segunda rodada. Atual 75º do ranking juvenil, ele também vinha embalado por uma boa semana no ITF J300 de Traralgon, onde alcançou a semifinal do torneio conquistado por Guto.


Ntungamili Raguin (Foto: Daniel Kopatsch/ITF)
Ntungamili Raguin (Foto: Daniel Kopatsch/ITF)

Em entrevista concedida à ITF no início da competição, Raguin contou que seus resultados vêm repercutindo fortemente em Botsuana, país onde o tênis ainda não é um esporte popular. A presença do jovem atleta também atraiu conterrâneos às arquibancadas em Melbourne.


“Em Botsuana têm falado muito de mim porque fui o primeiro jogador a participar de um Grand Slam. É por isso que muita gente tem vindo”, disse o tenista.


A história de Raguin com o tênis começou cedo. Ele iniciou a prática aos quatro anos, na escolinha do próprio pai, Dominic, e aos oito se mudou com a família para a França, país onde passou a desenvolver sua formação esportiva.


Nos últimos meses, o botsuano intensificou sua preparação física e técnica no centro de treinamento de Aix-en-Provence, no sul da França, local que tem entre seus proprietários o ex-número 4 do mundo Thomas Enqvist. Segundo o jovem, o período foi fundamental para o bom momento vivido atualmente.


“Tenho jogado muito bem. Antes de vir para cá, treinei durante dois meses no sul da França. Tenho obtido resultados incríveis, então estou muito feliz”, afirmou.


Mesmo adotando o discurso de pensar jogo a jogo, Raguin não esconde sua confiança. Atual 91º do ranking juvenil da ITF, ele acredita que pode competir de igual para igual com os principais nomes da chave.


“Sei que posso vencer a maioria dos jogadores no torneio”, declarou.

Fora das quadras, porém, o adolescente encara desafios comuns à idade. Entre viagens e torneios, Raguin revelou que ainda precisa lidar com compromissos escolares pendentes.


“Estou um pouco atrasado com os meus trabalhos escolares. Tenho exames em junho deste ano. É bastante difícil conciliar os estudos com os torneios”, comentou.


O duelo entre Guto Miguel e Raguin está inicialmente marcado para esta quarta-feira, às 21h de Brasília. O início do confronto pode vir a ser antecipado em algumas horas por conta do calor extremo.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page