top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Algoz de Victória Barros, chinesa confirma favoritismo e é campeã do Orange Bowl

A campanha de destaque da juvenil Victória Barros no Orange Bowl ganhou ainda mais peso neste domingo. A chinesa Xinran Sun, responsável por eliminar a brasileira na semifinal, confirmou a boa fase e conquistou o título do tradicional torneio ITF J500, disputado em saibro verde em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.


Xinran Sun (Foto: Divulgação)
Orange Bowl
Xinran Sun (Foto: Divulgação)

Cabeça de chave número 12, Sun venceu a final em sets diretos diante da russa Kristina Liutova, com parciais de 6/4 e 6/1, garantindo o maior título de sua carreira juvenil. A chinesa já havia superado Victória no sábado, em uma semifinal resolvida em dois sets, e manteve o alto nível para fechar a semana de forma dominante.


Aos 15 anos, Xinran Sun ocupa atualmente o 26º lugar do ranking juvenil da ITF e levanta o sétimo troféu da carreira, depois de conquistas em torneios J60, J100 e J300. Apesar da pouca idade, ela já soma 34 pontos na WTA e aparece na 838ª posição do ranking profissional, sinalizando uma transição gradual para o circuito adulto.


Com o título, Sun entra para a história como apenas a segunda tenista chinesa, entre homens e mulheres, a vencer o Orange Bowl, repetindo o feito de Xiaotong Wang, campeã da categoria 16 anos em 2024.


Mesmo com a eliminação, Victória encerrou a semana com uma campanha sólida, após quatro vitórias sem perder sets, e confirmou seu status entre as principais juvenis do circuito internacional.


Ela buscava sua terceira final da temporada, depois de conquistar o título do J300 de Bamberg em junho e de ficar com o vice no J500 de Mérida no fim de novembro. Ao todo, já levantou cinco troféus no circuito juvenil. Em busca de um inédito lugar no top 10 do ranking da ITF, a brasileira precisava do título para alcançar esta prestigiada faixa. Atualmente, ocupa o 12º lugar.


Chave masculina tem título holandês

Entre os meninos, o campeão foi o holandês Thijs Boogaard, que venceu o norte-americano Jack Kennedy na final por duplo 6/3. Cabeça de chave 11, Boogaard teve uma campanha de alto nível, eliminando na sequência os dois principais favoritos da chave.


Aos 17 anos, o holandês conquistou seu 13º título juvenil e o primeiro de nível J500, ocupando atualmente o 26º lugar do ranking da ITF, com passagem recente pelo top 20.


Brasil segue com cinco títulos no Orange Bowl

Com a eliminação de Victória Barros na semifinal, o Brasil segue sem vencer o Orange Bowl há 44 anos. Ao todo, o país soma cinco títulos na história da competição: quatro na categoria até 18 anos e um na categoria até 16.


As conquistas brasileiras vieram com Carlos “Lelé” Fernandes (1956), Maria Esther Bueno (1957), Ronald Barnes (1958) e Thomaz Koch (1963). Em 1981, Carlos Chabalgoity levantou o troféu da categoria 16 anos, na última vitória nacional no torneio. Vale lembrar que Fernando Meligeni venceu em 1989, ainda representando a Argentina, antes de se naturalizar brasileiro.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page