top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Aos 40 anos, Wawrinka faz história e avança no Australian Open

A segunda-feira foi marcada pelo brilho dos veteranos no Australian Open. Em Melbourne, Stan Wawrinka protagonizou uma vitória histórica ao superar o sérvio Laslo Djere de virada, com parciais de 5/7, 6/3, 6/4 e 7/6 (7-4), após 3h20 de partida, garantindo vaga na segunda rodada e entrando para um seleto grupo do torneio.


Stan Wawrinka (Foto: Tennis Australia)
Stan Wawrinka (Foto: Tennis Australia)

Aos 40 anos e 310 dias, o suíço tornou-se o segundo jogador mais velho a vencer uma partida no Australian Open desde 1980. Ele fica atrás apenas do croata Ivo Karlovic, que em 2020 alcançou a segunda rodada com 40 anos e 339 dias. Desde o início da Era Aberta, Wawrinka é apenas o 11º homem com mais de 40 anos a disputar a chave de simples em Melbourne.


Campeão do torneio 12 anos atrás, Wawrinka disputou sua 20ª edição do Australian Open, igualando o número de participações na Era Aberta de Lleyton Hewitt, Feliciano López e Gael Monfils, que também alcançará a marca neste ano. À frente deles estão apenas Roger Federer e Novak Djokovic, ambos com 21 participações, sendo que o sérvio igualará o suíço nesta temporada.


No panorama geral dos Grand Slams, Wawrinka soma agora 75 participações, número que o coloca empatado com o francês Richard Gasquet na quarta colocação histórica entre os que mais disputaram os quatro principais torneios do circuito. À sua frente estão somente Djokovic, Federer e Feliciano López.


Na segunda rodada, o suíço enfrentará o vencedor do confronto entre o tcheco Jiri Lehecka, cabeça de chave 17, e o francês Arthur Gea, vindo do qualifying.


Cilic domina e avança com autoridade

Outro veterano que avançou em Melbourne foi o croata Marin Cilic. Na estreia, o jogador de 37 anos teve uma atuação dominante diante do alemão Daniel Altmaier, aplicando uma “bicicleta” nos dois primeiros sets e fechando o duelo por 6/0, 6/0 e 7/6 (7-3), em 2h01 de jogo.


Atual 70º do mundo, Cilic enfrentará na segunda rodada o canadense Denis Shapovalov, 21º cabeça de chave, que venceu o convidado chinês Yunchaokete Bu em sets diretos, com parciais de 6/3, 7/6 (7-3) e 6/1.


Ainda nesta segunda-feira, o chinês Juncheng Shang também avançou ao superar o experiente espanhol Roberto Bautista, marcando 6/4, 6/7 (2-7), 6/4 e 6/0. Seu próximo adversário sairá do confronto entre o norte-americano Brandon Nakashima, cabeça de chave 27, e o holandês Botic van de Zandschulp.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page