top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Australian Open define cabeças de chave e inclui João Fonseca entre os 32

Encerrada a primeira semana de competições oficiais do circuito masculino em 2026, o ranking desta segunda-feira definiu os 32 cabeças de chave do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, e a lista traz um feito histórico para o tênis brasileiro: João Fonseca aparece entre os principais inscritos do torneio. O sorteio da chave está marcado para a próxima quinta-feira, no Melbourne Park.


João Fonseca
João Fonseca (Foto: Brisbane International)

Atual 28º do mundo, o carioca integra o grupo dos cabeças de chave e, caso confirme participação após se recuperar do problema lombar que o afastou de Brisbane e Adelaide, será o primeiro brasileiro a figurar como cabeça de chave em um Grand Slam desde Thomaz Bellucci, que foi o 30º principal inscrito no US Open de 2015.


A presença de Fonseca entre os 32 melhores só foi possível porque dois jogadores do top 30 estão fora por lesão: o britânico Jack Draper e o dinamarquês Holger Rune. Com isso, a lista avançou até o 34º colocado do ranking, permitindo que o brasileiro garantisse a posição entre os cabeças.


Caminho duro já na terceira rodada

O regulamento do Australian Open determina que os cabeças 1 e 2 fiquem nas extremidades da chave, enquanto os 3 e 4 são sorteados para cima ou para baixo e só podem cruzar com os dois primeiros em uma eventual semifinal. Já os cabeças de 5 a 8 enfrentam os de 9 a 12 nas oitavas de final, e os quatro primeiros pegam os de 13 a 16.


Como cabeça 28, Fonseca entra em uma faixa delicada do chaveamento e corre o risco de enfrentar um dos oito principais favoritos já na terceira rodada, caso avance nas duas primeiras partidas. Ainda assim, a condição de cabeça de chave garante ao brasileiro um início teoricamente mais acessível, evitando confrontos diretos contra os principais nomes logo na estreia.


Principais favoritos e lista completa

O espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner aparecem como cabeças 1 e 2, respectivamente. O alemão Alexander Zverev e o sérvio Novak Djokovic completam o grupo dos quatro primeiros favoritos ao título em Melbourne.

Veja a lista completa dos cabeças de chave masculinos do Australian Open:


  1. Carlos Alcaraz (ESP)

  2. Jannik Sinner (ITA)

  3. Alexander Zverev (ALE)

  4. Novak Djokovic (SER)

  5. Lorenzo Musetti (ITA)

  6. Alex de Minaur (AUS)

  7. Félix Auger-Aliassime (CAN)

  8. Ben Shelton (EUA)

  9. Taylor Fritz (EUA)

  10. Alexander Bublik (CAZ)

  11. Daniil Medvedev (RUS)

  12. Casper Ruud (NOR)

  13. Andrey Rublev (RUS)

  14. Alejandro Davidovich Fokina (ESP)

  15. Karen Khachanov (RUS)

  16. Jakub Mensik (TCH)

  17. Jiri Lehecka (TCH)

  18. Francisco Cerúndolo (ARG)

  19. Tommy Paul (EUA)

  20. Flavio Cobolli (ITA)

  21. Denis Shapovalov (CAN)

  22. Luciano Darderi (ITA)

  23. Tallon Griekspoor (HOL)

  24. Arthur Rinderknech (FRA)

  25. Learner Tien (EUA)

  26. Cameron Norrie (GBR)

  27. Brandon Nakashima (EUA)

  28. João Fonseca (BRA)

  29. Frances Tiafoe (EUA)

  30. Stefanos Tsitsipas (GRE)

  31. Valentin Vacherot (MON)

  32. Corentin Moutet (FRA)


A confirmação da presença de João Fonseca no Australian Open ainda depende de sua evolução física nos próximos dias, mas a definição dos cabeças de chave já marca um momento simbólico para o tênis brasileiro, que volta a ter um representante entre os principais nomes de um Grand Slam após mais de uma década.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page