top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Bia Haddad treina na Austrália e revela detalhes sobre a pausa no circuito

Após um período longe das competições para cuidar da saúde física e mental, Beatriz Haddad Maia já está em solo australiano e iniciou os treinamentos visando o retorno ao circuito profissional. A número 1 do Brasil volta a competir na próxima semana, no WTA 500 de Adelaide, marcando o início oficial de sua temporada 2026.


Atual 58ª do ranking mundial, Bia não disputa um torneio desde o fim de setembro, quando jogou em Seul. Segundo a própria tenista, a pausa foi planejada e necessária após um longo ciclo no circuito.


“Foi uma pausa muito importante para descansar o corpo e a mente, depois de cinco anos muito intensos, de muita entrega, de grandes momentos e aprendizados e isso tem o seu preço”, explicou a paulistana de 29 anos.

Tratamento de saúde reprodutiva e apoio da WTA


Durante o período afastada das quadras, Bia também passou por um tratamento de saúde reprodutiva, com foco em seu planejamento pessoal para o futuro. “Aproveitei muito bem este tempo longe das quadras e me sinto recarregada para um novo ciclo. Inclusive aproveitei este momento para fazer o congelamento de óvulos, já que tenho o sonho de ser mãe”, revelou.


A brasileira destacou ainda a importância do suporte institucional oferecido pela WTA. “É um programa muito importante em que a WTA está sendo pioneira no suporte, ajudando as atletas a programarem carreira e maternidade”, completou.


Beatriz Haddad Maia
Foto/ Arquivo: Luiz Doro Neto

Pelo regulamento da entidade, jogadoras que passam por tratamentos de saúde reprodutiva podem solicitar ranking protegido para entrada em até três torneios dos níveis WTA 125, 250 ou 500. O benefício é concedido às atletas que ficam afastadas por até dez semanas consecutivas. No caso de Bia, o ranking protegido é o 30º, calculado com base na média das 12 semanas anteriores à interrupção da temporada.


Pré-temporada mais longa e foco nas simples


Bia também comentou sobre a preparação para o retorno, destacando uma pré-temporada diferente das anteriores. “Fiz uma pré-temporada mais longa, com calma e foi muito produtiva. Pude fazer algumas pequenas mudanças técnicas em alguns golpes que já tínhamos em mente, cheguei no nível que eu queria e me sinto pronta para retornar ao circuito com força”, afirmou.


A brasileira confirmou que, neste início de ano, a prioridade será a chave de simples. “Começo o ano aqui em Adelaide e depois sigo para Melbourne, na sequência jogando em Abu Dhabi e Doha”, disse. “Neste momento vou me concentrar apenas na simples e mais para frente analisamos para o restante da temporada”.


Ranking mantido e cenário competitivo em Adelaide


Mesmo afastada das competições no fim de 2025, Bia manteve sua posição no ranking, permanecendo como 58ª do mundo na primeira lista divulgada pela WTA em 2026. O torneio de Adelaide, que começa no dia 12 de janeiro, terá uma chave bastante forte, com a presença de quatro jogadoras do top 10: as norte-americanas Madison Keys e Jessica Pegula, além das russas Mirra Andreeva e Ekaterina Alexandrova. Outros nomes de destaque são Belinda Bencic, Linda Noskova e Paula Badosa.


Será a quarta participação de Bia em Adelaide. Seu melhor resultado foi as quartas de final em 2023, enquanto nos dois últimos anos acabou eliminada na estreia. Em 2024, porém, levantou o troféu de duplas ao lado da norte-americana Taylor Townsend. Já no Australian Open, que será disputado na sequência, a brasileira alcançou a terceira rodada nas duas últimas edições.


Recuperada, com planejamento renovado e objetivos bem definidos, Bia Haddad Maia inicia um novo capítulo de sua carreira buscando retomar espaço entre as principais jogadoras do circuito feminino.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page