top of page

Brasil na decisão: Calderano e Bruna buscam ouro inédito neste domingo

Hugo Calderano e Bruna Takahashi
Foto: WTT

Hugo Calderano e Bruna Takahashi garantiram uma classificação histórica à final de duplas mistas do WTT Star Contender Liubliana 2025, na Eslovênia. Nesta sexta-feira, os brasileiros venceram a dupla de Hong Kong de Ng Wing Lam e Yiu Kwan To por 3 sets a 2, com parciais de 11/9, 11/4, 6/11, 6/11 e 11/6, em uma partida muito equilibrada que durou 37 minutos.


Foi a primeira vez que a dupla, atualmente na 21ª posição do ranking mundial, avançou a uma final de torneio do circuito internacional. O triunfo começou com ritmo forte dos brasileiros, que aproveitaram um erro adversário para fechar o primeiro set. No segundo, abriram vantagem cedo e dominaram por 11 a 4. A dupla de Hong Kong reagiu nas duas parciais seguintes, com variações no serviço e ataques precisos, empatando o jogo em 2 a 2. No quinto e decisivo set, Bruna e Hugo saíram atrás (2-4), mas retomaram o controle e fecharam com autoridade em 11 a 6.


Mais cedo, nas quartas de final, os brasileiros venceram os alemães Wim Verdonschot e Franziska Schreiner por 3 a 0, com parciais de 11/7, 12/10 e 11/8, em apenas 22 minutos. O resultado já havia garantido lugar inédito no pódio — nas etapas do Circuito Mundial, não há disputa de terceiro lugar.


A caminhada até a final começou ainda na fase classificatória, já que a parceria brasileira não está entre as 16 melhores do mundo. Na estreia, venceram Liam Pitchford e Anna Hursey por 3 a 0 (11/9, 11/5, 11/6). Depois, superaram uma das favoritas do torneio: Wong Chun Ting e Doo Hoi Kem, de Hong Kong, dupla número 3 do ranking mundial, por 3 sets a 1 (11/6, 9/11, 11/5, 11/8).


Na grande decisão, marcada para o próximo domingo, Calderano e Bruna enfrentam a parceria cabeça de chave número 1 do torneio: os sul-coreanos Lim Jonghoon e Shin Yubin, que ocupam atualmente a 5ª colocação no ranking mundial de duplas mistas.


Este é o quarto torneio que Hugo e Bruna jogam juntos após os Jogos Olímpicos de Paris. Em 2024, foram vice-campeões no Campeonato Pan-Americano. Em 2025, chegaram às oitavas de final tanto no Mundial quanto no Singapura Smash.


Em simples, Hugo Calderano é o atual número 3 do ranking mundial e vive grande fase: foi campeão da Copa do Mundo e vice-campeão no Mundial de 2025. Bruna, por sua vez, ocupa a 17ª colocação entre as mulheres e tem feito campanhas históricas, como as quartas de final na Copa do Mundo e as oitavas no Mundial — resultados inéditos para o tênis de mesa feminino brasileiro.


Ainda nesta sexta-feira, os dois estreiam nas chaves individuais do torneio. Hugo, como cabeça de chave número 1, encara o francês Flavien Coton. Bruna, sétima favorita, enfrenta a chinesa Fan Shuhan.


O Brasil também esteve representado por Leonardo Iizuka na chave de simples masculina. Ele acabou eliminado na estreia, ao perder para o sul-coreano Park Gyuhyeon por 3 a 0, com parciais de 11/8, 11/9 e 11/6.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page