Com jogo sólido, Fonseca supera estreia em Nova York
- Raphael Favilla
- 25 de ago.
- 2 min de leitura
Como já havia acontecido nos outros três torneios do Grand Slam em 2025, João Fonseca estreou com vitória também no US Open. O carioca de 19 anos, número 1 do Brasil e 45º do ranking mundial, derrotou nesta segunda-feira o sérvio Miomir Kecmanovic, atual 42º colocado, por 7/6 (7-3), 7/6 (7-5) e 6/3 em 2h26 de partida.
Esta foi a sexta vitória do brasileiro em chaves principais de Grand Slam. Na temporada, ele já havia conquistado triunfos marcantes como a vitória sobre o top 10 Andrey Rublev na Austrália, além de alcançar a terceira rodada em Roland Garros e em Wimbledon. O próximo adversário será o tcheco Tomas Machac, número 22 do ranking, que venceu no domingo o italiano Luca Nardi por 6/1, 6/1 e 6/3.

Nesta semana, Fonseca ocupa o 45º lugar da ATP, apenas uma posição abaixo de sua melhor marca da carreira, registrada na semana anterior. O triunfo na estreia lhe rende 50 pontos no ranking, com chances de chegar ao top 40 conforme as projeções oficiais, ainda sujeitas a mudanças durante as duas semanas do torneio. Uma nova vitória pode render ao jovem 100 pontos, levando-o à 37ª colocação.
A partida foi disputada sob forte calor em Nova York, em torno de 30ºC, e exigiu muito do físico dos jogadores. Fonseca chegou a ser atendido pela equipe médica e recebeu um comprimido durante o terceiro set, mas não precisou do atendimento protocolar de três minutos. Mesmo passando mal, o carioca seguiu em quadra e concluiu a vitória.
Kecmanovic, superado na estreia, é tenista de 25 anos, tem dois títulos de ATP em sua carreira — um deles conquistado nesta temporada em Delray Beach —, e já figurou na 27ª posição do ranking mundial há duas temporadas. Ele soma ainda cinco vitórias na carreira contra jogadores do top 10.
Reação nos dois primeiros sets e batalha física no terceiro
Nos dois primeiros sets, Fonseca precisou lidar com desvantagens no placar. No set inicial, após um início marcado pelo domínio dos sacadores até 2/2, Kecmanovic conseguiu a primeira quebra e abriu 5/2. Quando o sérvio sacava para fechar, Fonseca devolveu a quebra e cresceu no tiebreak, vencendo três pontos na devolução para levar a parcial por 7/6 (7-3).
O segundo set foi equilibrado, com uma quebra para cada lado no início. Fonseca se apoiou no serviço e disparou 10 aces na parcial — somando 14 no total da partida. O brasileiro teve uma chance de fechar no 6/5, mas o sérvio salvou e levou para o tiebreak. Ali, Kecmanovic chegou a abrir 5-2, mas Fonseca reagiu com quatro winners consecutivos e definiu em um set-point com vitória em disputa na rede, fechando em 7/6 (7-5).
No terceiro set, o brasileiro passou por um momento delicado. Após sentir-se mal em quadra, precisou de atendimento médico na virada de lado quando perdia por 3/2. Recuperado, manteve o saque em seguida, quebrou o serviço de Kecmanovic e ganhou confiança. Aproveitando-se da queda física do adversário e pressionando os segundos saques, Fonseca obteve nova quebra no match-point depois de uma dupla falta do sérvio, selando a vitória em sets diretos.
Comentários