De novo visual, Fonseca se prepara para duelo contra Alcaraz nesta segunda
- Raphael Favilla

- há 11 minutos
- 3 min de leitura
João Fonseca desembarcou em Miami no fim de semana com uma aparência diferente: cabelo raspado, resultado de uma promessa antiga que ele decidiu cumprir às vésperas de enfrentar Carlos Alcaraz em uma exibição especial nesta segunda-feira, no loanDepot Park.
O corte marcou não só um momento simbólico da carreira, mas também a participação do carioca em uma campanha publicitária de um dos novos patrocinadores, o Mercado Livre, que reuniu o jovem número 1 do Brasil com o ídolo Ronaldo Fenômeno. Foi o próprio ex-jogador quem enviou a máquina de cortar cabelo para que Fonseca honrasse a promessa feita à equipe após vencer seu primeiro ATP 500, em Basileia.

Aos 19 anos e encerrando a temporada como 24º do mundo, Fonseca vive a expectativa de um 2026 de maiores exigências. Depois de duas semanas de pré-temporada no Rio de Janeiro, onde trabalhou com os técnicos Guilherme Teixeira e Franco Davin, o brasileiro seguiu para os Estados Unidos e treinou no últimp sábado em Fort Lauderdale, antes de já bater bola em quadra dura em Miami neste domingo. Seu adversário, Alcaraz, chega apenas no próprio dia do evento, vindo direto de Nova Jersey, onde disputa a exibição “A Racquet at The Rock” contra Frances Tiafoe. O espanhol tem vantagem de 2 a 1 no histórico do confronto entre eles no circuito.
O encontro entre Fonseca e Alcaraz acontece no estádio do Miami Marlins, casa do time da Major League Baseball, e integra uma programação que também prevê o duelo entre Amanda Anisimova e Jessica Pegula, repetindo o mesmo card da exibição em Nova Jersey, que ainda inclui duplas mistas e homenagens à pioneira Althea Gibson, primeira afro-americana campeã de um Grand Slam.
A transmissão será feita pelos canais Globo, com exibição no SporTV, GE TV e Globoplay, a partir das 20h (horário de Brasília). Os jogos serão disputados em melhor de três sets, com match-tiebreak até 10 pontos na última parcial.
Fonseca chega ao evento carregando mais do que o novo visual. Ele encerrou 2025 como o caçula do top 100 e o campeão mais jovem do ano, ao levantar o troféu do ATP 250 de Buenos Aires aos 18 anos. Meses depois, conquistou Basileia e garantiu a entrada entre os 25 primeiros do mundo, desempenho que o colocou como um dos candidatos ao prêmio de Atleta da Torcida no Prêmio Brasil Olímpico e como nome observado pela ATP para brigar pelo top 10 em 2026. A entidade já o inclui entre os jovens mais promissores da nova geração, ao lado de Learner Tien e Jakub Mensik, este último campeão do Masters 1000 de Miami e atual 19º do ranking.
A ascensão meteórica do jovem brasileiro também o coloca diante de um calendário mais rígido. Por estar no top 30, ele será obrigado a disputar oito dos nove Masters 1000 (Monte Carlo é opcional), além de pelo menos cinco ATP 500, sendo um deles obrigatoriamente após o US Open. A carga exige um período de pré-temporada estratégico. Teixeira avalia que este início de ciclo é o único momento do ano em que a equipe pode trabalhar com calma ajustes técnicos e físicos, antes que o calendário aperte e as semanas de treinos se tornem raridade.
Enquanto João planeja iniciar o ano em Brisbane, no dia 5 de janeiro, seguido pelo ATP 250 de Adelaide e pelo Australian Open, outros nomes de sua geração seguem em destaque. Mensik e Tien disputarão o Next Gen ATP Finals, entre 17 e 21 de dezembro, na Arábia Saudita, ao lado de jovens como Alexander Blockx, Martin Landaluce, Dino Prizmic, Nicolai Kjaer, Rafael Jodar e Nishesh Basavareddy — este último treinado por Gilles Cervara e assessorado por Rajeev Ram após duas temporadas no tênis universitário.
Tenista é indicado a favorito dos fãs no Prêmio Brasil Olímpico
Mas, antes de virar a página para 2026, Fonseca aproveita o momento de exposição e celebração. Sua indicação ao Prêmio Brasil Olímpico o coloca ao lado de atletas como Hugo Calderano e Alisson dos Santos na votação de Atleta da Torcida, enquanto o tênis feminino é representado por Gabi Guimarães, Flávia Saraiva e o conjunto da ginástica rítmica. O público pode votar até 11 de dezembro.
O domingo de Alcaraz em Nova Jersey também ajuda a aquecer o clima da exibição. No Prudential Center, o número 1 do mundo divide o palco com Pegula, Anisimova e jovens talentos norte-americanos como Ronit Karki e Jack Kennedy. A homenagem à Althea Gibson confere ao evento um tom histórico, especialmente para o público local, que mantém viva a memória da campeã através do complexo de 20 quadras no Branch Brook Park.
.png)


.png)




Comentários