Dia de contrastes para o tênis brasileiro nas duplas
- Raphael Favilla
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
O dia foi de emoções opostas para o tênis brasileiro nas duplas. Em Bad Homburg, Luisa Stefani e sua parceira húngara Timea Babos confirmaram o favoritismo e avançaram às semifinais do WTA 500. Já em Mallorca, Marcelo Melo e Rafael Matos se despediram do ATP 250 após derrota em sets diretos.
Cabeças de chave número 4 na grama alemã, Stefani e Babos venceram a norueguesa Ulrikke Eikeri e a japonesa Makoto Ninomiya por 6/4 e 6/2, em apenas 1h09. O triunfo coloca a dupla na semifinal, onde enfrentarão a australiana Ellen Perez e a ucraniana Lyudmyla Kichenok, segunda parceria mais cotada ao título. Elas viraram sobre Hao-Ching Chan e Clara Tauson com 4/6, 6/4 e 10-7.

Com o desempenho da semana, Stefani e Babos entram provisoriamente no grupo das oito melhores duplas da temporada, ocupando o 8º lugar na corrida para o WTA Finals — atrás apenas de Beatriz Haddad Maia e Laura Siegemund, que estão em 7º. Em caso de título, a brasileira e a húngara podem subir até a 6ª colocação.
Na partida desta quarta, a vitória foi construída com firmeza. No primeiro set, a arrancada de 0/1 para 4/1, com duas quebras consecutivas, garantiu a vantagem. Apesar de devolverem um dos breaks, Eikeri e Ninomiya não evitaram a derrota na parcial. No segundo set, Stefani e Babos dispararam 4/0 e administraram a vantagem. Mesmo desperdiçando um match-point no saque das rivais, fecharam em seguida por 6/2.
Se o Brasil brilhou no feminino, o cenário foi diferente em Mallorca. Marcelo Melo e Rafael Matos foram eliminados nas quartas de final do ATP 250 pelos cabeças de chave 4, Yuki Bhambri (IND) e Robert Galloway (EUA), por 6/2 e 6/3.
A parceria brasileira começou melhor, criando três chances de quebra no terceiro game, mas desperdiçou todas. Em seguida, Melo e Matos perderam o saque no primeiro break-point contra e viram os rivais dispararem no placar. Após nova quebra no oitavo game, o primeiro set foi encerrado em 6/2.
Na segunda parcial, o equilíbrio durou até o fim. Melo e Matos salvaram um break-point no quarto game e desperdiçaram três oportunidades no sétimo. No game seguinte, sofreram nova quebra e não conseguiram reagir. Bhambri e Galloway avançaram à semifinal e aguardam os vencedores do confronto entre Alex Michelsen/Learner Tien e Guido Andreozzi/Théo Arribage.
Comentários