top of page

Duelo brasileiro em Roland Garros: Romboli e Orlandinho se enfrentam nas oitavas

O tênis brasileiro vive um momento único nesta edição de Roland Garros. Pela primeira vez, dois brasileiros se enfrentarão nas oitavas de final das duplas masculinas do torneio francês, garantindo presença nacional nas quartas de final. Fernando Romboli, ao lado do australiano John-Patrick Smith, e Orlando Luz, fazendo parceria com o croata Ivan Dodig, protagonizarão um duelo inédito no saibro parisiense.


Romboli supera pressão francesa e avança

Carioca Fernando Romboli
Foto: Romboli em ação/Arquivo

Fernando Romboli conquistou sua vaga nas oitavas após uma batalha épica de 2h52 contra os franceses Arthur Cazaux e Harold Mayot. A dupla brasileira-australiana venceu por 7/5, 6/7 (7-9) e 6/4, superando toda a pressão da torcida contrária na lotada quadra 7.


O carioca radicado no Guarujá desde a infância nunca havia vencido partidas em nível Grand Slam anteriormente. Aos 36 anos, Romboli realiza sua melhor temporada no circuito e tem chance de aparecer entre os 50 primeiros do ranking mundial. Provisoriamente, ele sobe do 56º para o 49º posto, ficando imediatamente atrás do mineiro Marcelo Melo.


A partida foi totalmente equilibrada no primeiro set, com domínio dos sacadores, até que a dupla de Romboli obteve a quebra no 12º game. No segundo set, conseguiram evitar um break-point no 4/4 com ótimo saque de Romboli no centro e ainda tiveram um match-point no 7-6 durante o tiebreak, evitado por Mayot com primeiro serviço preciso.


Os franceses conseguiram reagir e levar ao terceiro set, onde Romboli e Smith sempre estiveram mais perto da quebra. A quebra decisiva aconteceu com bom trabalho da dupla nas devoluções e na rede. Cazaux pediu atendimento para o ombro antes do game final e Romboli encarou 15-30 antes de encaixar os dois primeiros saques e concluir a vitória.


Orlandinho derruba campeões do ATP Finals

Croata Ivan Dodig e gaúcho Orlandinho Luz
Foto: Dodig e Orlandinho/FFT

Do outro lado da chave, Orlando Luz e Ivan Dodig protagonizaram uma das maiores surpresas do torneio ao derrotar os alemães Tim Puetz e Kevin Krawietz, cabeças de chave 3 e atuais campeões do ATP Finals, por 3/6, 7/6 (7-4) e 6/3.


O desafio para a dupla do gaúcho era dos maiores, enfrentando não apenas os campeões do Finals do ano passado, mas também vice-campeões do US Open. Mesmo com Dodig ao seu lado - bicampeão de Roland Garros (2015 e 2023) -, os alemães entraram como amplos favoritos.


Orlandinho e o croata de 40 anos fizeram uma partida muito sólida, mas vacilaram no final do primeiro set, levando duas quebras seguidas. Na segunda parcial, chegaram a abrir 5/3 sobre os germânicos, mas foram quebrados sacando para fechar, depois de perder dois set-points. A dupla não se abateu e seguiu firme para vencer o tiebreak por 7-4.


No terceiro e decisivo set, o gaúcho e Dodig conseguiram uma quebra solitária no sexto game e com ela buscaram a virada histórica. A campanha em Paris está levando Orlandinho para a 62ª posição no ranking, duas abaixo de sua maior marca.





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page