Em Montréal, canadense ex-top 5 Bouchard se despede do Tênis
- Raphael Favilla
- 31 de jul.
- 3 min de leitura
A canadense Eugenie Bouchard encerrou oficialmente sua carreira no tênis profissional nesta quarta-feira, diante de sua torcida, no WTA 1000 de Montréal. Aos 31 anos, a ex-top 5 do ranking se despediu após ser superada pela suíça Belinda Bencic, número 20 do mundo, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/4 em 2h16 de partida. A derrota aconteceu diante de um estádio lotado, repleto de fãs, familiares e amigos que a aplaudiram de pé.
Bouchard havia vencido na estreia a colombiana Emiliana Arango, 82ª do ranking, mas não resistiu à força de Bencic. Após o jogo, recebeu homenagens especiais de tenistas como Jessica Pegula, Félix Auger-Aliassime e Victoria Mboko, além de uma cerimônia emocionante que celebrou sua importância para o tênis canadense.
“Jogar minha última partida aqui em Montréal, nessa quadra, é o fechamento de um ciclo. Quando eu era criança, assistia ao torneio daquela arquibancada, sonhando um dia estar em quadra. Eu cresci jogando nas quadras aqui de Montréal e região. Então é muito especial terminar a carreira aqui”, declarou Bouchard, emocionada.

Uma carreira histórica
Eugenie Bouchard foi a primeira mulher canadense a disputar uma final de Grand Slam, em Wimbledon 2014, ano em que também chegou às semifinais do Australian Open e de Roland Garros. Ela alcançou o 5º lugar do ranking mundial em outubro de 2014, tornando-se a primeira canadense a figurar no top 5.
Durante sua carreira, conquistou:
1 título da WTA: Nuremberg (2014)
7 vices na WTA: incluindo Wuhan (2014) e Guadalajara (2021)
3 semifinais de Grand Slam: Australian Open (2014), Roland Garros (2014), Wimbledon (final em 2014)
Campeã da Billie Jean King Cup (2023) com o time canadense
Melhor ranking: Nº 5 do mundo (2014)
Vitórias em Grand Slams: 40 triunfos
“Foram uma noite e uma semana muito especiais aqui em Montréal. Estou feliz por ter podido jogar um tênis decente em quadra e absorver todos os momentos especiais e emocionantes com os fãs, com minha família e amigos que estão aqui. É simplesmente um final perfeito para mim”, disse a canadense após a partida.
Questionada se a boa atuação diante de Bencic poderia fazê-la repensar a aposentadoria, Bouchard reagiu com bom humor: “Todo mundo fica me perguntando isso. Minha irmã disse que começou uma petição com os fãs na plateia, e todos assinaram, então agora não tenho escolha a não ser voltar atrás”.
No entanto, a canadense deixou claro que está pronta para iniciar um novo capítulo de sua vida. “O tênis exige muito trabalho duro. Foi ótimo poder jogar bem, mas é uma vida tão difícil, de sacrifício e trabalho duro. Eu me dediquei tanto ao tênis e ele me deu tanto, mas me sinto pronta para seguir em frente e fazer outras coisas na vida. Serei eternamente grata pelo que o tênis me deu”, afirmou.
Encerrar a carreira em casa foi simbólico para a ex-top 5. “Sempre tive a sensação de que encerraria minha carreira aqui. Faz sentido. Montréal é onde nasci e cresci, então parece a escolha certa. Sim, é um momento emocionante”, disse.
Sobre o futuro, Bouchard explicou que ainda vai se dar um tempo para definir os próximos passos: “Mal posso esperar para dormir até mais tarde amanhã”, brincou. “Eu sempre disse que sinto que perdi algo porque não fiz faculdade nem estudei, então essa também pode ser uma opção. Me aprofundar mais em assuntos de TV é definitivamente algo que eu gosto, então esse é um provável próximo passo.”
Comentários