Estreia sólida, aniversário em quadra e vitória brasileira em Brisbane
- Raphael Favilla

- 6 de jan.
- 2 min de leitura
A parceria 100% gaúcha formada por Rafael Matos e Orlando Luz começou de forma positiva a temporada 2026. Na estreia do ATP 250 de Brisbane, os brasileiros venceram os convidados da casa Cruz Hewitt, filho do ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt, e James Duckworth por 6/4 e 7/5, em 1h14 de partida, garantindo vaga na segunda rodada da chave de duplas.

Os gaúchos mostraram solidez desde o início, especialmente nos games de saque. Matos e Luz venceram 76% dos pontos com o serviço, contra 66% dos australianos, além de terem sido mais eficientes nos momentos decisivos: converteram três dos seis break-points que tiveram a favor e salvaram cinco de seis oportunidades de quebra enfrentadas.
A primeira quebra da partida veio cedo. No terceiro game, os brasileiros aproveitaram a chance e abriram vantagem, chegando a fazer 3/1. A partir daí, administraram o placar com segurança até o final da parcial. O momento mais delicado veio quando sacavam para fechar o set, mas salvaram quatro break-points e confirmaram o serviço para vencer por 6/4.
No segundo set, o roteiro inicial se repetiu, com nova quebra no terceiro game. Desta vez, porém, os australianos reagiram e devolveram o break no oitavo, equilibrando a disputa. Mesmo assim, Matos e Orlandinho mantiveram a consistência, criaram duas novas oportunidades de quebra no 11º game, converteram a segunda e, na sequência, confirmaram o saque para selar a vitória.
Aniversário, retomada da parceria e confiança para a sequência
A vitória teve um sabor especial para Rafael Matos, que completou 30 anos no dia da partida. O gaúcho também destacou a retomada da parceria com Orlando Luz e o bom nível apresentado após um período sem competições oficiais.
“No geral foi um bom jogo. Dois meses sem competir de forma oficial. Parceria nova. Jogamos bem quase todo o jogo. Tivemos um break no segundo set um pouco da nossa parte, mérito deles, e é ter atenção nisso. No mais é seguir treinando e ajustando para o que vem pela frente”, avaliou Matos após a partida.
Companheiros de treinos em Itajaí, Matos e Luz têm uma longa trajetória juntos desde o início da carreira. A dupla já conquistou títulos em diferentes níveis do circuito, incluindo torneios ITF M15 e M25, além de quatro challengers, com destaque para a conquista do ATP 250 de Bastad, na Suécia, em 2024.
Orlando Luz também celebrou a estreia positiva e destacou a aplicação do trabalho feito na pré-temporada. “Foi uma estreia muito boa, primeiro jogo do ano depois de muito tempo. Muito feliz com a vitória, ainda mais no dia do aniversário do Rafa. Conseguimos colocar em prática bastante coisa que fizemos na pré-temporada e que trabalhamos nos dias anteriores aqui na Austrália. Agora é focar nas oitavas e tentar aplicar em quadra tudo o que estamos treinando no dia a dia”, afirmou.
Na próxima fase, os brasileiros terão um teste mais exigente pela frente. Matos e Luz enfrentam os cabeças de chave 2, o indiano Yuki Bhambri e o sueco Andre Goransson, que estreiam direto na segunda rodada. A partida está marcada para quinta-feira, pelo horário local de Brisbane.
.png)


.png)




Comentários