top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Ex-top 20 Martina Trevisan lidera estrelas no Rio Ladies Open, que marca volta da WTA ao Rio

Entre os dias 12 e 19 de outubro de 2025, o Rio de Janeiro voltará a receber um torneio feminino de alto nível no circuito internacional. O Rio Ladies Open, de categoria WTA 125, será disputado na Techset Academy, no Vogue Square, na Barra da Tijuca, e marca a primeira vez desde 2016 que a cidade sedia um torneio da WTA. Naquele ano, o Rio Open ainda incluía disputas femininas, mas desde então o calendário da capital carioca contava apenas com competições do circuito ATP e torneios menores para mulheres.


O evento chega como a primeira edição do torneio e terá uma chave de simples com 32 jogadoras e 16 duplas, disputadas em quadras de saibro, com premiação total de US$ 115.000. A campeã em simples somará 125 pontos no ranking da WTA, pontuação padrão da categoria. Outro atrativo é o fato de o torneio integrar uma sequência inédita de três competições femininas no Brasil: o São Paulo Open (WTA 250), seguido pelo Rio Ladies Open (WTA 125) e, logo depois, o torneio de Florianópolis (WTA 125), criando um mini “circuito brasileiro” que, segundo organizadores, deve atrair ainda mais estrelas para o país.


Italiana Martina Trevisan
Martina Trevisan (Foto: Rio Ladies Open/ Divulgação)

A grande atração internacional será a italiana Martina Trevisan, ex-número 18 do mundo e semifinalista de Roland Garros em 2022. A jogadora também chegou às quartas de final em Paris em 2020 e já derrotou nomes como Coco Gauff, Leylah Fernandez, Kiki Bertens e Maria Sakkari. Após quase nove meses afastada por uma lesão no pé, ela chega ao Rio em busca de recuperar a boa forma e de voltar ao topo.


“Definitivamente estou me sentindo muito melhor em comparação a alguns meses atrás e a cada semana o progresso tem sido realmente encorajador. Antes da cirurgia, era difícil até andar, era doloroso. Mas agora o pé não é mais um problema, é algo do passado. Graças ao ótimo trabalho com a minha equipe consegui voltar a competir o mais rápido possível e agora meu foco está apenas em trabalhar duro e voltar a jogar meu melhor tênis”, disse a italiana.

Animada para sua estreia no Brasil, Trevisan destacou a expectativa de conhecer a cidade. “Será minha primeira vez no Rio e mal posso esperar para chegar. Escutei muitas coisas boas de amigos que me disseram que não há outra cidade como essa, verdadeiramente única. Sei que será divertido e uma empolgante experiência. Claro que meu principal foco será no torneio, mas também quero ter algum tempo para descobrir a cidade quando tiver uma chance.”


Mesmo já tendo feito história em Roland Garros, a italiana reafirma sua ambição: “Atingir a semifinal de Roland Garros e o top 20 foram coisas inesquecíveis para mim, mas sinto que ainda tenho espaço para crescer agora. Meu principal objetivo é seguir construindo consistência, competir em alto nível toda semana e curtir o processo. Adoraria ganhar mais títulos e voltar ao top 20, é para isso que estou trabalhando com meu time.”


Além de Trevisan, a chave terá nomes de destaque como a argentina Solana Sierra, sensação de 19 anos e oitavofinalista em Wimbledon; a egípcia Mayar Sherif, atual número 100 do mundo; a húngara Panna Udvardy; a suíça Simona Waltert; a austríaca Julia Grabher; e a espanhola Leyre Romero Gormaz. Também estão confirmadas a argentina Maria Lourdes Carlé, a polonesa Maja Chwalinska e a eslovena Polona Hercog, que assim como Trevisan entra na chave como “special ranking” após retorno de afastamento. O Brasil terá como representantes principais Laura Pigossi e Carolina Alves, ambas em busca de boa campanha diante da torcida.


Para os organizadores, o torneio tem um peso especial na retomada do tênis feminino de elite na cidade. Lúzio Ramos, da MundoTênis Tours, destacou: “É um prêmio para o tênis feminino nacional o Rio de Janeiro voltar a ter um torneio nível WTA da categoria 125. Com São Paulo, Rio e Florianópolis sendo sedes seguidas, fica muito atrativo para que grandes jogadoras venham ao Brasil em outubro.”


A programação do Rio Ladies Open foi pensada para atrair o público carioca, com rodadas a partir das 14h e jogos noturnos previstos, aproveitando o horário de saída do trabalho. Os ingressos já estão à venda pelo site www.rioladiesopen.com.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page