Fonseca se despede de Toronto na estreia e mira Cincinnati
- Raphael Favilla
- 28 de jul.
- 2 min de leitura
A preparação de João Fonseca para o US Open começou com uma derrota na estreia do Masters 1000 de Toronto. O carioca de 18 anos e número 1 do Brasil foi superado nesta segunda-feira pelo australiano Tristan Schoolkate, vindo do quali e 103º do ranking, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/4 em 1h31 de partida.
Fonseca estava sem jogar desde a queda na terceira rodada de Wimbledon, diante do chileno Nicolas Jarry. Ele ocupa atualmente o 49º lugar do ranking, duas posições abaixo da melhor marca da carreira. Seu próximo compromisso será o Masters 1000 de Cincinnati, a partir de 7 de agosto.
Na temporada, Fonseca acumula 15 vitórias e 12 derrotas no circuito da ATP, com um título no saibro de Buenos Aires. Ele venceu quatro dos nove jogos que disputou em Masters 1000. Além disso, venceu os challengers de Camberra e Phoenix no piso duro.

Algoz de Fonseca na estreia em Toronto, Schoolkate está com 24 anos e atingiu seu melhor ranking em junho, quando ocupou o 102º lugar. O australiano só precisou vencer um jogo no quali, contra o norte-americano Govind Nanda, 344º do mundo. Ele enfrenta na segunda rodada o italiano Matteo Arnaldi, 41º do ranking. E se vencer, pode desafiar o alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo, que estreia contra o australiano Adam Walton.
Ao longo da partida desta segunda-feira, Fonseca teve dificuldade com as devoluções. Ele não teve nenhum break-point e só conseguiu fazer 14 pontos nos games de saque do australiano, que venceu 91% dos pontos jogados com seu primeiro serviço.
Em um primeiro set com 52 minutos de duração e inteiramente sem quebras, Schoolkate só perdeu seis pontos no saque, sendo quatro deles em duplas faltas. Fonseca não encontrava o tempo de bola ideal nas devoluções e vinha mantendo seus serviços. No tiebreak, um forehand errado pelo carioca no 5-4 foi determinante para o set. Fonseca tinha 14 a 12 nos winners e 13 erros contra 11.
Apesar de conseguir se impor do fundo de quadra, graças à potência de seus golpes, o brasileiro permitiu a única quebra da partida no início do segundo set. Depois disso, o australiano foi sustentando a vantagem para definir a disputa em sets diretos. Schoolkate liderou a estatística de winners da partida por 22 a 20 e cada jogador cometeu 26 erros não forçados.
Comentários