top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Fonseca sente falta de ritmo de jogo e cai cedo em Melbourne

A participação de João Fonseca no Australian Open 2026 foi encerrada logo na estreia. Abrindo sua temporada diretamente em Melbourne após desistir dos dois primeiros torneios do ano por problemas físicos, o carioca foi superado pelo norte-americano Eliot Spizzirri, que venceu por 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2.


João Fonseca
Foto: ( Getty Images) / Sportbuzz

Foi a primeira vez que Fonseca caiu na primeira rodada de um Grand Slam. Em 2025, o brasileiro disputou pela primeira vez os quatro majors e, em todos, venceu ao menos uma partida. No próprio Australian Open do ano passado, havia surpreendido ao eliminar o russo Andrey Rublev em sets diretos.


Atual 32º do ranking da ATP, Fonseca já está projetado para cair ao menos para a 33ª colocação após a eliminação precoce e ainda pode perder mais posições, dependendo dos resultados dos adversários que aparecem logo abaixo na lista.


Spizzirri ampliou sua vantagem no retrospecto contra o brasileiro. Eles já haviam se enfrentado na última rodada do qualifying do US Open 2024, quando o norte-americano venceu em três sets, com dois tiebreaks. Agora, após eliminar o cabeça de chave 28, ele aguarda o vencedor do confronto entre Luca Nardi e Yibing Wu.


Início irregular e queda física

Cabeça de chave em um Slam pela primeira vez, Fonseca começou a partida descalibrado. No primeiro set, colocou apenas 49% dos primeiros saques em quadra e cometeu muitos erros de backhand. Salvou break-points no oitavo game, mas voltou a ser pressionado no décimo, quando Spizzirri converteu a quebra decisiva.


A reação veio no segundo set. Mais agressivo e atento, o brasileiro quebrou logo no primeiro game, salvou um break-point no segundo e voltou a tirar o saque do adversário no quinto, controlando a parcial até empatar o jogo.


A partir do terceiro set, porém, o rendimento caiu. Fonseca desperdiçou quatro break-points logo no game inicial e, após sofrer a quebra no quarto, passou a mostrar dificuldades físicas, levando outro break de zero. O quarto set seguiu roteiro semelhante: duas novas quebras sofridas, nos terceiros e quintos games, e um pedido de atendimento médico na coxa esquerda, selando a eliminação.


Após a partida, Fonseca fez uma análise direta de sua condição física e competitiva. Fora dos torneios de Brisbane e Adelaide por lesão nas costas, ele explicou que voltou a competir sem o ritmo ideal.


Brasileiro diz que está fisicamente bem

“Eu diria que precisava de mais tempo. Fiquei quase 15 dias sem treinar a 100%, sem intensidade máxima”, afirmou o carioca de 19 anos, atual número 1 do Brasil.


Apesar da eliminação, o brasileiro destacou o aprendizado do confronto em melhor de cinco sets.


“Tentei dar o meu melhor hoje. Isso me dá maturidade para seguir em frente, entender meu corpo e meus limites. Hoje não era o dia, mas continuo confiante.”


Fonseca reforçou que está fisicamente recuperado e não se arrepende das decisões tomadas no início da temporada.


“Minhas costas estão 100%, estou saudável de novo. Só precisava de tempo. Foi importante ver como lidar com uma partida em cinco sets sem estar fisicamente no melhor nível.”


O carioca também elogiou a atuação de Spizzirri, especialmente nos momentos decisivos do jogo.


“Ele sacou muito bem, colocou muita pressão nas devoluções e foi muito forte mentalmente. No primeiro game do terceiro set, eu tive 0-40, mas ele fechou a porta.”


Agora, Fonseca volta suas atenções para a gira sul-americana no saibro, onde buscará recuperar ritmo de jogo. Ele tentará defender o título do ATP 250 de Buenos Aires e disputará o Rio Open (ATP 500), jogando em casa.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page