top of page

João Fonseca encara chave duríssima no Masters 1000 de Roma


Carioca João Fonseca
Foto: Arquivo

O sorteio da chave principal do Masters 1000 de Roma, realizado nesta segunda-feira, não foi nada generoso com João Fonseca. O jovem carioca, de apenas 18 anos e atual número 65 do ranking mundial, terá uma verdadeira maratona de desafios logo em sua primeira participação no tradicional torneio italiano. Sua estreia será contra o húngaro Fabian Marozsan, 61º do mundo, em um duelo inédito que já promete tensão e equilíbrio.


Marozsan, aliás, não é um adversário qualquer: o húngaro vem de semifinal no ATP 500 de Munique e oitavas de final no Masters 1000 de Monte Carlo, além de ter no currículo a impressionante vitória sobre Carlos Alcaraz em Roma no ano passado. Ou seja, Fonseca terá que mostrar maturidade e consistência para manter o retrospecto perfeito em estreias de Masters 1000, já que venceu a primeira rodada em todos os quatro eventos desse nível que disputou até agora.


Se passar pelo húngaro, o brasileiro terá pela frente um reencontro de peso: Andrey Rublev, cabeça de chave 16 e ex-top 10, que estreia direto na segunda rodada. O duelo pode ser uma revanche para o russo, já que Fonseca o derrotou de forma surpreendente na primeira rodada do Australian Open deste ano, em uma das maiores vitórias da carreira do brasileiro até aqui. O russo despencou posições nos últimos meses, mas está em 17º e entra direto na segunda rodada por ser o cabeça de chave número 16 do torneio.


O caminho, porém, não para por aí. Caso avance, Fonseca pode cruzar com o tcheco Jakub Mensik, 20º favorito e campeão do Masters 1000 de Miami, que também vem em grande fase e estreia contra o italiano Matteo Gigante ou o francês Arthur Rinderknech. Mais adiante, nomes como Taylor Fritz (atual número 4 do mundo), Alex de Minaur, Félix Auger-Aliassime, Tomas Machac e Tommy Paul aparecem como possíveis adversários em eventuais oitavas e quartas de final.


O Masters 1000 de Roma será a primeira experiência de Fonseca no saibro do Foro Itálico, e ele não defende pontos nesta edição, o que pode aliviar um pouco a pressão. No entanto, o momento do brasileiro é de busca por afirmação no circuito, após quedas precoces em Estoril e Madri. O torneio distribui 8 milhões de euros em premiação e vai até o dia 18 de maio.


O duelo entre Fonseca e Marozsan está marcado para quarta-feira, 7 de maio de 2025. O horário exato da partida ainda não foi divulgado oficialmente pela organização do torneio.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page