top of page

Projeto Tênis na Lagoa comemora 21 anos de existência e faz festa de 80 anos para seu padrinho, Thomaz Koch


Thomaz Koch (dir.) com Alexandre Borges na mesa do bolo do duplo aniversário
Foto: Thomaz Koch (dir.) com Alexandre Borges na mesa do bolo do duplo aniversário / Crédito: Paulo Marconi

Domingo especial para o Tênis da Lagoa, o projeto social mais longevo do Rio de Janeiro que completou 21 anos de existência e comemorou na quadra com dupla festa também para seu padrinho, Thomaz Koch, que na última semana fez 80 anos de idade. O Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges - fica na quadra pública no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro.


As crianças e adolescentes puderam se divertir com as brincadeiras idealizadas pelos monitores da escola OLM e comerem salgados e os dois bolos destinados ao aniversário do projeto e de Koch, uma das lendas do tênis brasileiro. Os pais das crianças também marcaram presença.


Alexandre Borges, idealizador do Tênis na Lagoa e presidente do Instituto Mirania Borges, destacou:


"Pra mim é uma felicidade , esse ano aconteceram várias coisas, aniversário do projeto, aniversário do meu Mestre, amigo, pai Thomaz Koch, padrinho do projeto, juntar tanta gente nessa data e através da Lei de Incentivo ao Esporte conseguirmos esse patrocínio do Santander, apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , chegando forte e daqui pra frente o projeto vai crescer cada vez mais . É muito importante estar todo mundo junto os pais, crianças, todos felizes . Que siga crescendo e rumo a mais 21 anos, nosso objetivo é chegar aos 50 anos".

"É muito incrível, eu acompanhei toda essa turma do projeto e agora com pessoal formado. É muito mérito do Alexandre Borges e da Paula, porque foi um perrengue durante esses anos, por um período quase fechando o projeto porque não tinha recurso, mas a coisa persistiu e agora está sob controle. Isso dá uma satisfação muito grande. Muito legal ter acompanhado essa turma", disse Koch que comentou como é ter 80 anos.


"É uma coisa meio surreal, sabe? Não tenho essa sensação. De repente eu vou no banco e tem lá uma fichinha 'para mais de 80 anos'; não vejo muita mudança interna, sabe?" disse Koch que já teve outra festa em sua cidade natal, Porto Alegre, ao lado de amigos como Marcos Hocevar e terá outra na semana em São Paulo com Mauro Menezes.


Sobre o Projeto Tênis na Lagoa

Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.


Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.


Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.


Hoje, mais de 220 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.


Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Dezoito anos após o início das atividades, 5.000 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.


O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.


Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page