top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

Rio Open promove programa de capacitação em audiovisual para jovens de projetos sociais

Mais do que tênis, o Rio Open aposta no conhecimento como ferramenta de transformação


O Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, vem ampliando seu legado fora das quadras por meio de programas de capacitação desde 2019. Neste ano, o torneio deu mais um passo nessa trajetória com um curso de Fotografia, Captação e Edição de Vídeos com celular, voltado para redes sociais. De 22 de setembro a 1º de outubro, 20 jovens de projetos sociais apoiados pelo torneio participam da formação, que oferece a oportunidade de transformar o celular em uma ferramenta criativa e de comunicação.


Foto: Peter Wrede
Foto: Peter Wrede

Além de estimular o desenvolvimento pessoal, a proposta é que esses jovens contribuam para a produção de conteúdo e ampliem a visibilidade das redes sociais dos projetos sociais apoiados pelo Rio Open, casos do Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Projeto Paraty Tênis e da Escolinha de Tênis Fabiano de Paula.


Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open, destaca: “Nossa visão é ir muito além das quadras e abrir caminhos para o futuro desses jovens. O esporte é a nossa ferramenta de transformação, mas a capacitação e a oportunidade de construir novas perspectivas para essas crianças é o nosso verdadeiro legado”.


Impacto Social

As iniciativas sociais do Rio Open são um dos pilares do torneio. Além do Torneio Winners, criado em 2017, que já proporcionou experiências únicas a jovens de 8 a 20 anos – como semanas de treinamento na IMG Academy (EUA) e no Centro de Treinamento Kirmayr (Serra Negra), bolsas de estudo e a vivência dentro do próprio evento –, o torneio também segue expandindo suas ações.


Torneio Winners, disputado entre os projetos sociais apoiados pelo Rio Open
Torneio Winners, disputado entre os projetos sociais apoiados pelo Rio Open

Em maio de 2025, o Rio Open inaugurou uma nova unidade do NERO (Núcleo Esportivo Rio Open) em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. O projeto atende cerca de 70 crianças de 6 a 14 anos com aulas gratuitas de tênis, acompanhamento pedagógico, formação cidadã e alimentação, reforçando o propósito de transformar o esporte em instrumento de inclusão social.


Núcleo Esportivo Rio Open, em Campo Grande
Núcleo Esportivo Rio Open, em Campo Grande

Desde 2019, o torneio também promove cursos de arbitragem e encordoamento de raquetes, em parceria com entidades como ERSA, CBT e ITF. Em 2025, deu mais um passo ao expandir suas iniciativas para outras áreas, como o audiovisual, consolidando o esporte e a capacitação como instrumentos de transformação social.


Próxima edição

Para 2026, o Rio Open já confirmou a presença de Lorenzo Musetti, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, que retorna ao torneio - marcado para os dias 14 a 22 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.


Fonte - Assessoria de Imprensa do Rio Open

Fotos: Peter Wrede

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Tatalo Osório
01 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Importante divulgação e apoio a projetos sociais. Parabéns. Há outros, como Saque essa ideia, Lapidando Tenistas, Projeto María Esther Bueno …

Curtir
bottom of page