Stan Wawrinka anuncia ponto final na carreira
- Gustavo Werneck

- 19 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Stan Wawrinka anunciou oficialmente que a temporada de 2026 será a sua última como jogador profissional. O veterano suíço, que completa 41 anos em março, decidiu encerrar uma das carreiras mais marcantes do tênis moderno, colocando um ponto final na trajetória de um atleta que desafiou consistentemente uma era dominada por Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal.

Em mensagem emocional publicada nas suas redes sociais, Wawrinka definiu sua carreira com palavras carregadas de gratidão e prometeu lutar para se despedir da melhor forma possível, competindo em alto nível até o fim. A declaração do suíço chega em um momento em que o tênis masculino vive transição, com veteranos se aposentando e a nova geração ganhando espaço.
Wawrinka ficará para sempre ligado a momentos históricos do esporte. Ao longo da carreira, conquistou 16 títulos de simples no circuito ATP, incluindo três troféus de Grand Slam: Australian Open de 2014, Roland Garros de 2015 e o US Open de 2016.
O suíço também conquistou títulos importantes fora dos Grand Slams. Disputou três finais de Masters 1000, sendo campeão em Monte Carlo 2014. Alcançou outras várias semifinais de Slam e teve campanhas memoráveis em torneios de alto nível ao longo das duas últimas décadas.
Além disso, Wawrinka foi peça-chave na conquista da Copa Davis pela Suíça em 2014, ao lado de Federer. Também com Roger, conquistou a medalha de ouro olímpica em duplas em Pequim 2008.
Parte da grandeza da carreira de Stan vem justamente de sua longevidade. Ele foi capaz de competir em um nível alto por muitos anos, inclusive tendo vitórias expressivas no circuito nas últimas temporadas, como quando interrompeu uma série de 16 vitórias consecutivas de Borna Ćorić no ATP Challenger de Nápoles em 2025, pouco antes de completar 40 anos.
Chamado por fãs e colegas de “Stan The Man”, Wawrinka sempre foi conhecido por seu backhand de uma mão, considerado um dos melhores da história moderna. "O Cara" será lembrado também pela resiliência, pela capacidade de surpreender em momentos importantes e pela contribuição para uma das eras mais fascinantes da história do tênis. Sua temporada final em 2026 promete ser uma celebração dessa trajetória e um tributo ao impacto duradouro que ele teve no esporte.
A mensagem de Stan nas redes sociais
UM ÚLTIMO ESFORÇO
Todo livro precisa de um final
Chegou a hora de escrever o capítulo final da minha carreira como tenista profissional
2026 será meu último ano no circuito
P perseverança
A ambição
S sacrifício
S sucesso
I lesões (injuries)
O obsessão
N nunca desistir
D disciplina
R resiliência
E evolução
A ambição
M memórias
É disso que essa jornada sempre foi feita
Ainda quero ir além dos meus limites e encerrar essa caminhada da melhor forma possível
Ainda tenho sonhos neste esporte
Aproveitei cada parte do que o tênis me deu, especialmente as emoções que sinto ao jogar diante de vocês
Espero encontrar todos vocês mais uma vez, ao redor do mundo
Um último esforço
.png)


.png)




Comentários