Stefani e Babos viram sobre campeãs e avançam às semifinais do WTA Finals
- Raphael Favilla

- 6 de nov.
- 2 min de leitura
Em um duelo direto pela segunda vaga do grupo nas semifinais do WTA Finals, Luisa Stefani e Timea Babos mostraram poder de reação. A paulista e a húngara saíram atrás, mas buscaram a virada sobre a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe, vencendo nesta quinta-feira por 2/6, 7/5 e 10-5.

Foi a primeira participação de Stefani no torneio que reúne as melhores duplas da temporada. A brasileira havia estreado com derrota para Katerina Siniakova e Taylor Townsend, também em três sets, e manteve-se viva ao superar Mirra Andreeva e Diana Shnaider na segunda rodada. No confronto decisivo do grupo, repetiu o bom desempenho, garantiu a segunda vitória e selou a vaga nas semifinais.
"Eu nunca estive preparada para voltar para casa. Isso não funciona no tênis, precisávamos lutar e foi isso o que fizemos. Teve um ponto decisivo no segundo set onde salvamos algumas bolas, muita energia, acabamos quebradas a seguir, mas o momento mudou para mim e para nós também. Disse a Timea que tinha um motivo por ter vencido esse torneio três vezes e no final ela jogou demais e tivemos um grande esforço de equipe para vencer essa partida. As adversárias são duras, tínhamos perdido dois jogos para elas, mas lutamos e estamos orgulhosas", disse a atleta.
Com a grande campanha, Stefani se torna a primeira brasileira a alcançar as semifinais do WTA Finals. O resultado também rende à paulista um salto no ranking de duplas: ela voltará ao top 15, subindo para o 15º lugar, logo atrás da parceira Babos, que vai ao 14º posto. Caso avance à final, Stefani pode ganhar mais uma posição, e se conquistar o título, subirá no máximo mais uma.
Reação após início difícil
O primeiro set foi equilibrado, mas as atuais campeãs do torneio aproveitaram melhor as oportunidades. Dabrowski e Routliffe converteram dois dos cinco break-points que tiveram — um logo no primeiro game e outro no quinto — e salvaram as chances de quebra no segundo e no quarto games, fechando a parcial por 6/2.
Apesar do placar parecer elástico, o jogo foi disputado. No segundo set, as campeãs chegaram a liderar por 3/2 e depois 4/3, mas em ambas as ocasiões Stefani e Babos reagiram imediatamente, devolvendo as quebras.
Na reta final, a brasileira e a húngara elevaram o nível e passaram a dominar os pontos decisivos. Salvaram dois break-points no 11º game e, logo depois, quebraram de zero para empatar o jogo e levar a decisão ao match-tiebreak.
Aproveitando o embalo, Stefani e Babos foram superiores do início ao fim no desempate, dominando os ralis e pressionando o saque das adversárias. Enquanto perderam apenas três pontos com o serviço, as rivais cederam seis e não conseguiram reagir, selando a virada e a classificação histórica da dupla.
.png)


.png)




Comentários