Fonseca estreia na noite desta segunda-feira no Australian Open e tenta reagir no ranking
- Raphael Favilla

- 19 de jan.
- 2 min de leitura
A espera acabou. João Fonseca já tem data, horário e quadra definidos para iniciar sua caminhada no Australian Open 2026. O carioca estreia na noite desta segunda-feira (18), por volta das 23h (horário de Brasília), diante do norte-americano Eliot Spizzirri, em duelo válido pela segunda partida da 1573 Arena, a quinta maior quadra do Melbourne Park, com capacidade para 3 mil espectadores.
A programação da quadra começa às 21h, com o confronto entre o chileno Cristian Garin e o italiano Luciano Darderi, abrindo espaço para que Fonseca entre em ação logo na sequência. Atual 28º cabeça de chave, o brasileiro será um dos destaques da rodada noturna fora das quadras principais.

A estreia ganha ainda mais peso pelo contexto do ranking. Fonseca chega a Melbourne após cair duas posições na ATP, passando do 30º para o 32º lugar na lista divulgada nesta semana. Uma boa campanha no primeiro Grand Slam da temporada pode recolocá-lo rapidamente na faixa do top 30, enquanto uma eliminação precoce pode fazê-lo cair ao menos para a 33ª posição, dependendo dos resultados dos concorrentes diretos.
Mesmo com a queda, Fonseca segue como o número 1 do Brasil e único representante do país no top 100 do ranking mundial.
Brasileiros no ranking: Fonseca lidera
A queda de Fonseca no ranking refletiu uma semana difícil para o tênis brasileiro. Além dele, Thiago Monteiro caiu para o 196º, João Lucas Reis para o 207º e Thiago Wild para o 217º. Entre os dez melhores do país, apenas dois avançaram: Pedro Boscardin, agora 268º, igualando sua melhor marca, e Pedro Sakamoto, que subiu para o 373º.
Sinner estreia na manhã de terça-feira
Além da estreia de Fonseca, a rodada também marca a entrada em quadra do atual bicampeão do Australian Open, Jannik Sinner. O italiano, número 2 do mundo, joga na manhã de terça-feira, às 5h (de Brasília), abrindo a programação noturna da Rod Laver Arena contra o francês Hugo Gaston.
Na sequência, o estádio principal receberá o confronto entre a japonesa Naomi Osaka, dona de dois títulos em Melbourne, e a croata Antonia Ruzic. Mais cedo, a programação começa com a campeã de 2025, Madison Keys, enfrentando a ucraniana Oleksandra Oliynykova.
Duplas têm brasileiros em quadra
A disputa das chaves de duplas também começa no terceiro dia do torneio, com dois brasileiros em ação. Por volta das 22h30, na quadra 8, o gaúcho Marcelo Demoliner joga ao lado do holandês Jean-Julien Rojer, de 44 anos, contra os cazaques Alexander Bublik e Alexander Shevchenko.
Já na madrugada, não antes de 1h da manhã, a carioca Ingrid Martins estreia ao lado da filipina Alexandra Eala, enfrentando a japonesa Shuko Aoyama e a polonesa Magda Linette, no último jogo do dia da quadra 12.
.png)


.png)




Comentários