Fonseca joga mal e cai em Cincinnati
- Raphael Favilla
- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Depois de avançar à terceira rodada em Cincinnati com a desistência do top 20 Alejandro Davidovich Fokina no último sábado, João Fonseca teve, nesta segunda-feira, a chance de alcançar pela primeira vez as oitavas de final de um torneio Masters 1000. No entanto, o carioca de 18 anos, número 1 do Brasil e 52º colocado no ranking mundial, acabou derrotado pelo francês Terence Atmane, canhoto de 23 anos e atual 136º da ATP, que triunfou por 6/3 e 6/4, em 1h18 de partida.
Com o resultado, Fonseca iguala sua melhor campanha em um torneio nível 1000, obtida em março, em Miami, quando superou Learner Tien e Ugo Humbert antes de ser eliminado por Alex de Minaur. Pelo desempenho em Cincinnati, o brasileiro soma 50 pontos no ranking e aparece projetado para o 44º lugar na próxima atualização oficial.
Na jovem carreira, João acumula agora sete vitórias e sete derrotas em torneios desta categoria, enquanto na temporada soma 17 vitórias e 13 derrotas no circuito ATP, além de dois títulos de challenger, conquistados em Camberra e Phoenix. Seu próximo desafio será no US Open, a partir de 24 de agosto, torneio no qual foi campeão juvenil em 2022 e disputou o qualificatório no ano passado.

O algoz desta segunda-feira, Terence Atmane, veio do qualificatório e construiu uma boa campanha no torneio. Antes de encarar Fonseca, superou o japonês Yoshihito Nishioka e o italiano Flavio Cobolli na chave principal. Seu melhor ranking até aqui foi o 118º lugar, alcançado em julho de 2024. Com a vitória, o francês terá pela frente o norte-americano Taylor Fritz, número 4 do mundo, que derrotou o italiano Lorenzo Sonego por 7/6 (7-4) e 7/5.
No duelo contra o brasileiro, Atmane adotou desde o início uma postura agressiva, procurando encurtar os pontos e evitar que Fonseca ganhasse ritmo. Muito eficiente no saque, especialmente com serviços abertos, o francês não enfrentou break-points no primeiro set. O carioca resistiu a quatro chances de quebra logo em seu primeiro game de saque, mas acabou cedendo o serviço pouco depois. Atmane abriu 4/1 e manteve a vantagem até fechar a parcial, registrando 12 a 5 em winners.
O segundo set começou de forma avassaladora para o francês, que confirmou seus dois primeiros games de saque sem sustos e conseguiu duas quebras para abrir 4/0. Fonseca reagiu, devolvendo uma das quebras e diminuindo a diferença para 4/3, mas não criou novas oportunidades na devolução. Atmane manteve o controle e fechou a partida no terceiro match-point. Ao final, o francês somou 29 bolas vencedoras contra apenas 7 do brasileiro, cometendo 32 erros não forçados diante de 24 de Fonseca.
Comentários