Guto Miguel conquista o maior título da carreira e entra no top 10 mundial juvenil
- Da redação

- 1 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial juvenil, Guto Miguel coroou sua excelente temporada com o título do ITF J500 de Mérida, no saibro mexicano. O goiano de 16 anos, atual 14º do ranking antes desta campanha, venceu na noite de domingo o norte-americano Keaton Hance, 20º do mundo, por duplo 6/1, em uma final dominante do início ao fim.

O troféu no J500 é o maior título da carreira de Guto e o quinto no circuito juvenil. Além disso, é sua terceira conquista no ano, após levantar campeonatos em dois J300 — um na Bélgica e outro no Canadá. Sua passagem pelo México já vinha embalada pela semifinal no J300 de Zapopan, resultado que havia ampliado a confiança para Mérida.
Com os 500 pontos somados, descartando apenas 140, Guto entrará no top 10 do ranking juvenil e, assim, passa a se posicionar de forma estratégica para os programas de aceleração da ITF, que podem conceder vagas diretas em torneios profissionais em 2025. Para efeito de cálculo, o ranking juvenil contabiliza os seis melhores resultados de simples e 25% da soma dos seis melhores resultados de duplas.
Victória Barros é vice no feminino e mira salto no ranking
Na final feminina do J500 de Mérida, a potiguar Victória Barros, de 15 anos, fez uma final equilibrada e lutada contra a tcheca Alena Kovackova, favorita número 1 do torneio e 10ª do ranking mundial juvenil. Depois de vencer o primeiro set no tiebreak, Victória acabou superada por 6/7 (1-7), 7/5 e 6/2.

Atual 16ª do ranking, Victória buscava o sexto título do circuito e o maior da carreira, tendo já triunfado nesta temporada no J300 de Bamberg, na Alemanha. Com os 350 pontos conquistados em Mérida, também com 140 a descartar, a brasileira deve avançar para a 12ª colocação mundial.
Na sequência da temporada, Victória segue para os Estados Unidos, onde está inscrita para o J300 de Bradenton e para o J500 de Fort Lauderdale, fechando o calendário do ano com chances de novo avanço no ranking.
Alena Kovackova e Victória Barros (Foto: Copa Mundial Yucatán)
Guto Miguel (Foto: Copa Mundial Yucatán)
.png)


.png)




Comentários