top of page
Captura de Tela 2025-09-13 às 12.54.35 PM.png

João Fonseca estreia na Laver Cup com grandes expectativas

Aos 19 anos, João Fonseca viverá nesta semana um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a estreia na Laver Cup. O torneio será disputado entre os dias 19 e 21, no Chase Center, em San Francisco, e coloca frente a frente os principais talentos do tênis mundial em um formato único de disputa entre o Time Mundo e o Time Europa. O jovem carioca, atual número 1 do Brasil e um dos nomes em ascensão no circuito, será o primeiro brasileiro a jogar a competição e chega com enorme expectativa após uma temporada de crescimento e conquistas expressivas.


João Fonseca
Foto: André Gemmer/CBT

Fonseca chega embalado por uma temporada de afirmação, que incluiu seu primeiro título ATP, conquistado na Argentina, e resultados consistentes contra jogadores experientes do circuito. Agora, terá a oportunidade de defender o Time Mundo, que será capitaneado por Andre Agassi e contará também com Taylor Fritz, Alex de Minaur, Francisco Cerúndolo, Alex Michelsen e Reilly Opelka. Do outro lado, o Time Europa, comandado por Yannick Noah, terá nomes de peso como Carlos Alcaraz, Alexander Zverev, Holger Rune, Casper Ruud, Jakub Mensik e Flavio Cobolli.


O jovem carioca não escondeu a emoção de ter sido convocado. “Estou muito animado por ter sido selecionado para jogar pelo Time Mundo na Laver Cup. Acompanho o evento desde criança e sempre sonhei em participar. Estar agora em um time com caras como Fritz, De Minaur e Cerúndolo, e ainda ser treinado pelo Andre Agassi, é simplesmente inacreditável! Vou dar tudo de mim”, afirmou.


Agassi, que também estreia como capitão, destacou a confiança no potencial do brasileiro. “João é o tipo de jovem talento que torna a Laver Cup tão especial. Ele é destemido, cheio de energia, joga muito bem e adora os grandes palcos. Seu desempenho nesta temporada me mostra que está pronto para isso. Tenho certeza de que vai se destacar nesse ambiente de equipe e estou ansioso para trabalhar com ele.”


Depois de ter atuação decisiva no confronto entre Brasil e Grécia pelo Grupo I da Copa Davis, o brasileiro vê na Laver Cup a chance de experimentar mais uma vez um formato diferente, com clima coletivo. “O tênis é um esporte individual, mas na Laver Cup a gente pode torcer uns pelos outros, vibrar junto. Vai ser uma experiência incrível. Espero aprender muito com esse torneio e com os companheiros de equipe”, declarou.


Sobre a vitória sobre Tsitsipas por 6/4, 3/6 e 7/5, em um duelo que estava perdendo o último set por 5/3 e venceu os últimos quatro games, o carioca vibrou com a oportunidade de representar mais uma vez as cores de seu país:


“Foi uma partida super importante, provavelmente uma das mais importantes que eu já joguei. Estava jogando pelo meu país e era um jogo decisivo, para ver se o confronto empataria em 2 a 2 ou se ganharíamos. Então estou muito, muito feliz por ter vencido. Representar o Brasil na Copa Davis e ajudar o país a voltar ao Qualifying do Grupo Mundial é algo muito especial para mim”, acrescentou Fonseca, que marcou sua quarta vitória em seis jogos da Davis.


Além do título em Buenos Aires, João já soma vitórias importantes contra top 30 neste ano, sempre mostrando coragem em momentos decisivos. “A melhor coisa que tenho como jogador é que, em situações difíceis, não tenho dúvidas em atacar a bola e ser eu quem dita o jogo”, disse em entrevista recente ao site oficial da competição.


Quando e onde conferir

O evento será transmitido no Brasil pela ESPN e contará ainda com uma Fan Zone gratuita em Thrive City, área ao redor do Chase Center, entre os dias 18 e 21 de setembro, com telões, ativações, lojas oficiais e espaços de interação com o público.


O formato da Laver Cup segue o tradicional: as vitórias de sexta-feira valem um ponto, as de sábado dois e as de domingo três. O primeiro time a alcançar 13 pontos fica com o título. Para Fonseca, será a chance de escrever seu nome em um torneio que já se consolidou como um dos mais vibrantes do calendário do tênis mundial.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page