João Fonseca é o primeiro brasileiro convocado para a Laver Cup 2025
- Raphael Favilla
- 13 de mai.
- 3 min de leitura

O carioca João Fonseca foi anunciado nesta terça-feira como integrante do Time Mundo na Laver Cup 2025. Aos 18 anos, ele se torna o primeiro brasileiro a participar da competição criada por Roger Federer e pelo bilionário Jorge Paulo Lemann em 2017.
A convocação
A escolha de Fonseca para a Laver Cup veio de Andre Agassi, ex-tenista americano e capitão do Time Mundo para a edição deste ano. O vencedor de oito Grand Slams comentou sobre o brasileiro:
"João é o tipo de jovem talento que torna a Laver Cup tão especial. Ele é destemido, cheio de energia, tem um grande jogo e adora o grande palco. Seu desempenho nesta temporada me mostra que ele está pronto para isso. Tenho certeza de que ele se dará bem no ambiente da equipe e estou realmente ansioso para trabalhar com ele e conhecê-lo melhor", afirmou Agassi.
Fonseca comentou sobre a oportunidade: "Estou muito animado por ter sido selecionado para jogar pelo Time Mundo na Laver Cup. Assisti ao evento desde que era criança e sempre sonhei em jogar. Para agora estar em uma equipe com caras como Fritz, Paul e Shelton, e ser treinado por Andre Agassi, é simplesmente inacreditável! Vou dar tudo de mim."
Sobre o torneio
A Laver Cup 2025 será realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, no Chase Center, em São Francisco, Estados Unidos. O evento acontece logo após o US Open e reúne tenistas divididos em duas equipes: Time Europa e Time Mundo.
No Time Mundo, Fonseca terá como companheiros os americanos Taylor Fritz, Tommy Paul e Ben Shelton. O Time Europa contará com o alemão Alexander Zverev e o espanhol Carlos Alcaraz, atuais número dois e três do ranking mundial, além do dinamarquês Holger Rune.
As partidas são disputadas em melhor de três sets (com o terceiro sendo sempre um tie-break de 10 pontos). A pontuação das vitórias aumenta ao longo do torneio: um ponto na sexta-feira, dois no sábado e três no domingo. A equipe que alcançar primeiro 13 pontos será a campeã.
Trajetória recente
Em 2025, João Fonseca conquistou três títulos: o Challenger 125 de Camberra (Austrália), o Challenger 175 de Phoenix e o ATP 250 de Buenos Aires, seu primeiro título de nível ATP.
No início do ano, Fonseca derrotou o russo Andrey Rublev, então número 9 do ranking mundial, na primeira rodada do Australian Open. Na partida, o brasileiro registrou um forehand a 181 km/h, o mais veloz do torneio.
Atualmente na 65ª posição no ranking da ATP, Fonseca já alcançou a 59ª colocação em março deste ano. Ele é o mais jovem tenista entre os primeiros 278 do ranking mundial.
Momento atual
Fonseca atravessa um período de resultados menos favoráveis no circuito. O brasileiro vem de três derrotas consecutivas - caindo na primeira rodada do Masters 1000 de Roma, na primeira partida no Challenger de Estoril e na segunda rodada do Masters de Madri.
Às vésperas de Roland Garros, que começa no dia 25 deste mês, Fonseca e sua equipe optaram por manter o planejamento original, sem disputar torneios nesta semana, a última antes do início do Grand Slam francês.
Conexão brasileira
A participação de João Fonseca na Laver Cup tem uma conexão brasileira adicional. A competição foi criada em parceria com Jorge Paulo Lemann, bilionário brasileiro e ex-tenista que defendeu tanto o Brasil quanto a Suíça na Copa Davis.
Fonseca será o quarto sul-americano a participar da Laver Cup, após os argentinos Diego Schwartzman (três participações) e Francisco Cerúndulo (duas), além do chileno Alejandro Tabilo.
Comentários