Com Guga na arquibancada, Fonseca avança às quartas de Roland Garros
- 31 de mai.
- 3 min de leitura
João Fonseca chegou às quartas de final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira neste domingo, eliminando o norueguês Casper Ruud, 16º do ranking e duas vezes finalista em Roland Garros, por 7/5, 7/6 (10-8), 5/7 e 6/2 em 3h55 de partida na quadra Philippe Chatrier.

O carioca de 19 anos se torna o primeiro brasileiro a chegar tão longe na chave masculina de Roland Garros desde Gustavo Kuerten em 2004, e é o 10º compatriota a alcançar as quartas de um Grand Slam em todos os tempos, o sétimo especificamente em Paris. Provisoriamente, o resultado leva Fonseca do 30º para o 25º lugar do ranking, uma posição abaixo da sua melhor marca na carreira.
A ocasião tinha um espectador à altura. Guga estava na arquibancada da Philippe Chatrier acompanhando cada ponto, e Fonseca não escondeu o que aquilo significou para ele. "Ele esteve aqui na minha primeira partida em Roland Garros como júnior, e é um prazer tê-lo aqui. Um prazer vencer um adversário muito difícil diante dele, então estou muito feliz", disse o carioca.
A partida foi mais tensa do que o placar final sugere. Fonseca combinou forehands potentes com uma defesa sólida no saibro parisiense, repetindo a receita que funcionou contra Djokovic na sexta-feira. Mas Ruud não facilitou.

O tiebreak que durou uma eternidade
O segundo set foi o coração da partida. Ruud mudou a estratégia na segunda parcial, assumiu mais riscos e colheu 25 winners, contra 12 do brasileiro. Fonseca criou duas oportunidades de fechar o set antes do tiebreak, viu uma escapar por muito pouco num forehand ofensivo, e no desempate se viu em situação delicada: 5-2 abaixo e três set-points contra. No último deles, uma bola que tocou a linha lhe deu fôlego. Daí em diante, voltou a devolver fundo e profundo, finalizou com um saque e voleio sob pressão e, passados mais de 15 minutos de tiebreak, fechou a parcial.
No terceiro set, Ruud encostou. Depois de salvar dois break-points nos games iniciais, o norueguês aproveitou um smash errado e uma subida mal escolhida de Fonseca para quebrar no último game e manter a partida viva. A experiência do adversário, duas vezes finalista em Paris, falou mais alto naquele momento específico.
Mas Fonseca respondeu rápido. Logo na abertura do quarto set, conseguiu a quebra, ampliou para 4-1 sem enfrentar um único break-point e fechou a disputa com um ace. Dentro de campo, o arsenal completo de um tenista de 19 anos: forehand, saque, voleio, paciência na defensiva e frieza nas horas decisivas.
O histórico e o que vem pela frente
Fonseca se junta a Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Ernests Gulbis, Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Holger Rune e Rafael Jódar como jovens tenistas a chegar às quartas em Roland Garros neste século. Desde que o ranking foi publicado pela primeira vez em 1973, Fonseca é apenas o terceiro atleta com menos de 20 anos a vencer múltiplos adversários do top-20 a caminho de uma quartas de Roland Garros, depois de Jannik Sinner em 2020 e Holger Rune em 2022.
Se mudarmos o contexto para a América do Sul, Fonseca é o segundo tenista mais jovem do continente a chegar às quartas de final de um Grand Slam na era aberta, com 19 anos e 276 dias. Apenas o argentino Guillermo Pérez Roldan chegou mais cedo, com 19 anos e 22 dias, em Roland Garros 1988. Juan Martín del Potro (19 anos e 336 dias), Alberto Mancini (20 anos e 9 dias) e David Nalbandian (20 anos e 174 dias) completam a lista.
A vitória sobre Ruud também tem um dado estatístico que define o que foi a semana de Fonseca em Paris: ele se tornou o único jogador a derrotar, a caminho de uma quarta de final em Roland Garros, o tenista com mais vitórias em Grand Slams desde o início da década (Djokovic, 124) e o tenista com mais vitórias no circuito sobre saibro no mesmo período (Ruud, 146).
Nas quartas, na terça-feira, o adversário será o tcheco Jakub Mensik, de 20 anos, número 27 do mundo. Mensik venceu Andrey Rublev por 6/3, 7/6 (6), 4/6, 2/6 e 6/3 para garantir sua própria primeira quartas de final em um Grand Slam. Fonseca e Mensik já se enfrentaram uma vez, na campanha do título do Next Gen ATP Finals em 2024, com vitória do brasileiro. Se avançar, Fonseca será apenas o terceiro brasileiro a chegar às semifinais de Roland Garros no masculino, depois de Guga (1997, 2000 e 2001) e Fernando Meligeni (1999).
Quanto ao sonho maior, ele já havia deixado claro antes do torneio: "Todos os sonhos podem se tornar realidade. Meu sonho sempre foi jogar com Djokovic. Joguei e venci. Obviamente, tenho o sonho de ser campeão de um Grand Slam. Mas uma coisa de cada vez."
Uma coisa de cada vez. Por enquanto, já é história.
.png)
%20(Site)_gif.gif)



Comentários